RESENDE
O crime de Pedofilia foi tema de um debate ocorrido na noite de quarta-feira, na Câmara de Vereadores de Resende. O encontro foi marcado a pedido do vereador Tisga (PPS) e contou com a presença do presidente da Casa, Roque Cerqueira (PDT) e da vereadora Soraia Balieiro (PSB).
Várias autoridades participaram do evento, entre eles, o líder comunitário e fundador da ONG Rio Mais Feliz Sem Pedofilia, Moacir Luiz; o delegado da Polícia Federal Clayton Bezerra; a secretária de Educação Rosa Diniz Frech; o subcomandante do 37º BPM, Major Vidal; o comandante da Guarda Municipal de Resende, César Ricardo Aureliano Laurindo e o diretor da Cadeia Pública de Resende, Eliel Ogawa.
Principal orador, o delegado da Polícia Federal e coordenador da ação social Federal Kids, Clayton Bezerra chegou a ser convidado pela secretária de Educação Rosa Diniz Frech a retornar à cidade para participar de ações contra a pedofilia na Rede Municipal de Ensino. Ele apresentou informações variadas sobre o tema, destacando a ausência de perfil dos pedófilos – que não têm classe social, faixa etária e nem comportamento específico -, e o fato de os abusos serem praticados por pessoas da família ou muito próximas em 70% dos casos. “É preciso estar atento à mudança de comportamento da criança”, apontou Clayton.
O delegado contou que o crime de pedofilia vem crescendo exponencialmente com o auxílio da internet e mencionou as técnicas utilizadas pela Polícia Federal para detectar o armazenamento e compartilhamento de pornografia infantil, bem como sua origem.
Clayton frisou o papel da confiança e do diálogo entre pais e filhos para prevenir a prática desse tipo de crime, além de alertar para a importância da denúncia.
Em tempo, a ação social Federal Kids é voltada para o combate ao crime de pedofilia, tendo na corrida de pais e filhos sua atração principal. O evento é voltado para a família como um todo e inclui exposições e palestras sobre o tema.