BRASÍLIA
O sistema DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), passou por atualização visando aperfeiçoamento para estas eleições. Dentro de poucas semanas, a página começará a ser abastecida com as informações sobre os requerimentos de registro de candidaturas, bem como sobre a arrecadação e os gastos de campanha das pessoas que irão disputar as Eleições Municipais 2024.
Por essa plataforma, os cidadãos acessam desde já os dados de quatro eleições passadas, duas municipais, de 2016 e 2020, e os de duas gerais, 2018 e 2022. Lá é possível identificar o histórico de candidatos nos pleitos e os que pretendem disputar as eleições deste ano.
O prazo para a realização das convenções partidárias para a escolha das candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador vai de 20 de julho a 5 de agosto. Os partidos, as federações e as coligações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Paulatinamente, o DivulgaCandContas passará a contar com todos os requerimentos de candidatas e candidatos.
O eleitor poderá visualizar em poucas semanas informações sobre tramitação dos registros, o cargo pretendido, se a candidatura é por um partido isolado, uma federação ou coligação, a declaração de bens apresentada. Todas as categorias relacionadas às campanhas para cada um dos cargos em disputa são facilmente acessíveis, como o ranking de doadores e o de fornecedores, a base de dados de doação do financiamento coletivo, o limite de gastos e a prestação de contas.
Um dos destaques do DivulgaCandContas é a página de estatísticas eleitorais, que vai além dos dados de quem está disputando as vagas. A página apresenta os números relacionados à evolução do eleitorado do país e de mesárias e mesários. Ao acessar as estatísticas, é possível ter uma compreensão do perfil sociodemográfico do contingente que irá às urnas no primeiro turno das Eleições 2024, em 6 de outubro.