Jovem Endrick garante vitória na estreia de Dorival Júnior no comando da seleção brasileira contra a Inglaterra, em Wembley/Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A Copa América 2024 não se destaca apenas pela presença histórica de árbitras mulheres, mas também pela ousadia de alguns técnicos em suas escalações. Entre os comandantes das seleções nacionais, alguns apostam em jovens promessas, demonstrando confiança no potencial da nova geração e abrindo portas para o futuro do futebol sul-americano.
Não há nenhuma surpresa ao verificar em todos os melhores times do mundo a presença de um jogador sul-americano. Ano após ano, o continente produz alguns dos jovens jogadores mais talentosos, para alem dos habituais celeiros Argentina e Brasil, eternos favoritos da Copa América 2024.
Confira alguns dos jovens talentos do Equador, Chile, Colômbia, Paraguai, Venezuela, Peru e Uruguai, dentre os atletas oficialmente convocados para o torneio
Promessas da Copa América 2024 fora do eixo Brasil-Argentina
Kendry Páez, Equador
Equipe: Independiente
Com apenas 16 anos, Páez já assinou contrato pelo Chelsea por 20 milhões de euros. Recentemente, ele também fez sua estreia pelo Equador e, ao lado de outros talentos do Chelsea, como Cesare Casadei e Andrey Santos, impressionou na recente Copa do Mundo Sub-20, tornando-se o jogador mais jovem a marcar na história do torneio. Atualmente com 17 anos, Páez é criativo e tem grande capacidade de driblar em espaços apertados.
Lucas Assadi, Chile
Equipe: Clube Universidad de Chile
Lucas Assadi é a futura estrela do Chile. É um jogador muito ágil e habilidoso cuja posição principal é o número 10 onde cria mas também marca gols. Ele adora correr com a bola e vencer os jogadores e tem grande aceleração para se desvencilhar dos zagueiros. Assadi já atraiu o interesse da Europa.
Jhon Jader Durán, Colômbia
Equipe: Aston Villa
Durán representou a seleção colombiana no Campeonato Sul-Americano Sub-17 de 2019. Fez sua estreia internacional pela Colômbia contra a Guatemala em setembro de 2022, substituindo Radamel Falcao no intervalo. Em 2023, marcou seu primeiro gol internacional contra o Japão, em sua primeira aparição completa pela seleção colombiana. Durán foi incluído na lista dos “60 melhores jovens talentos do futebol mundial” do The Guardian.
Diego Gómez, Paraguai
Equipe: Libertad
Diego Gómez é a próxima estrela do Libertad depois de Enciso. Ele é muito forte e vence seus duelos, mas também possui ótimo controle e posse de bola. Gómez adora correr para se envolver nos ataques e sua melhor posição é claramente como meio-campista.
Kervin Andrade, Venezuela
Equipe: Deportivo La Guaira
Kervin Andrade é um dos jovens mais talentosos da Venezuela e rapidamente se tornou um jogador-chave do Deportivo La Guaira em diversas funções. Ele é um driblador ágil que adora tentar vencer os jogadores e chega a ser uma ameaça nas cobranças de falta.
Jesús Castillo, Peru
Equipe: Sporting Cristal
Uma opção um pouco mais antiga aqui, mas Jesús Castillo é um grande jogador no Peru. Ele é um meio-campista agressivo e otimo cruzador. Pode jogar como 6 ou 8.
Facundo Pellistri, Uruguai
Equipe: Manchester United
Pellistri é um ex-internacional juvenil uruguaio, tendo feito duas partidas na categoria sub-16 em 2017. Foi convocado pela primeira vez para a seleção principal em 2022, para as eliminatórias da Copa do Mundo contra Paraguai e Venezuela. Fez sua estreia internacional em uma vitória fora de casa por 1 a 0 contra o Paraguai. Pellistri foi incluído na seleção para a Copa do Mundo FIFA de 2022, jogando 88 minutos no primeiro jogo do Uruguai no torneio contra a Coreia do Sul. Tem sido muito elogiado por sua agilidade, versatilidade, drible, técnica e visão estratégica em campo.
Relembre a composição dos grupos da Copa America 2024
Grupo A: Argentina, Peru, Chile, Canadá/Trinidad e Tobago
Grupo B: México, Equador, Venezuela , Jamaica
Grupo C: Estados Unidos, Uruguai, Panamá, Bolívia
Grupo D: Brasil, Colômbia, Paraguai, Costa Rica/Honduras