ESTADO
A nova Patrulha Escolar e de Proteção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Estado de Polícia Militar completou dois anos de atuação. Considerado uma das principais ações de proximidade da corporação, o programa já realizou mais de 54 mil atendimentos em escolas de todo o Estado do Rio de Janeiro. Em cerimônia realizada no Quartel-General da Polícia Militar, no Centro do Rio, nesta terça-feira, dia 27, autoridades destacaram os resultados alcançados pela Patrulha e ressaltaram a importância da integração entre a corporação e a comunidade escolar.
A Patrulha Escolar é voltada para a segurança dos estabelecimentos de ensino e de todo o seu perímetro, visando cumprir o estabelecido no programa de segurança escolar, de tal modo que satisfaça as necessidades do colégio e de toda a comunidade. No novo formato, o policiamento é realizado até às 22 horas. Agora, os policiais atuam, inclusive, aos sábados.
“Estou aqui para parabenizar este belo trabalho da Patrulha Escolar. Sempre vi esse programa como uma forma de dirimir os problemas de violência e agressividade. É uma grande alegria saber que o trabalho vem produzindo frutos, que vemos em nossas escolas. São laços que fazem a diferença na vida escolar de nossos jovens”, afirmou a subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel, que representou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Desde a reformulação do programa, já foram realizados mais de 54 mil atendimentos nas escolas. Além disso, após a criação do Comitê Intersetorial de Segurança Escolar, 4.400 profissionais de educação foram capacitados pela Polícia Militar no trabalho de prevenção e mitigação de riscos no ambiente escolar. Com a implantação da tecnologia, outro destaque é o aplicativo Rede Escola, que permite a comunicação direta das unidades com a polícia em casos de violência.
“Sou filho de uma professora e fui diretor de ensino da Polícia Militar. Nossa função é construir pontes. A nova Patrulha Escolar vem fortalecer ainda mais essa parceria. Estamos aqui para interagir com a escola”, afirmou o subsecretário operacional da PMERJ, coronel Rogério Lobasso.
Durante a cerimônia, diretores de escola foram homenageados. Márcia Fátima da Silva Rocha, gestora do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, reafirmou a importância deste trabalho em conjunto, que contribui para o desenvolvimento dos saberes.
“Esse serviço é de extrema importância para a segurança de todos na escola, pois contribui muito para a diminuição de vandalismo, agressão, brigas, furtos e roubos. Temos o acompanhamento de policiais do 27º Batalhão de Polícia Militar, que nos atendem com todo carinho e atenção, com visitas alternadas. Somos gratas por essa parceria de excelência e queremos sempre contar com esse apoio, que tanto contribui para a nossa segurança”, disse a diretora Márcia, que é ex-aluna da rede e professora do Estado desde 1985.