Barra mansa
Domingo é Dia da Mães. Para quem ainda não comprou o presente, ainda dá tempo. Mas atenção, é preciso ter cuidado para não cair em golpes e passar a data comemorativa com frustração.
O Dia das Mães é considerado a segunda principal data comemorativa do comércio quanto ao incremento nas vendas. No Estado do Rio de Janeiro para o Dia das Mães podem chegar a R$ 1 bilhão. No Brasil, o volume de vendas no período deverá atingir R$ 13,17 bilhões. Entre os ramos do varejo, a maior fatia das vendas estará concentrada no segmento de vestuário, calçados e acessórios, seguido por farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos, e ainda por estabelecimentos especializados na venda de utilidades domésticas e eletroeletrônicos. As estimativas são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
De acordo com o gerente do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, Felipe Goulart, (Procon-BM), é fundamental que o consumidor entenda que não existe superpromoção. “Nada vem de graça. Sempre desconfie de promoções excessivas, se tiver alguma dúvida, procure o Procon pois vamos verificar se a promoção é verdadeira ou fraude. É sempre bom também desconfiar de ofertas recebidas por email, redes sociais, pois esse tipo de abordagem pode conter links fraudulentos”, cita.
Quando o assunto é troca, Felipe destaca que quando a compra online, fica mais fácil já que as leis estabelecem sete dias e há o email comprovando tudo. “A dica é quando o consumidor efetuar a compra, perguntar sobre a política de troca da loja e pedir para o vendedor escrever atrás da nota fiscal e assinar para o consumidor ter uma garantia que será trocado naquele prazo”, informa.
O atendimento do Procon de Barra Mansa é feito na área externa do Centro Administrativo Municipal da Prefeitura, na Rua Luís Ponce, 253, Centro.
MANUAL
O Procon Estadual lançou orientações com dicas importantes para as compras de dia das mães. Este manual contém informações úteis àqueles que realizarão compras virtuais e em lojas físicas, indicando seus direitos e cuidados a serem tomados. As orientações poderão ser acessadas através do link https://bit.ly/Cartilha-Dia-das-Maes-2023-ProconRJ
A autarquia orienta a realização de pesquisas antes efetuar as compras, pois entre lojas diferentes, o mesmo produto, pode conter diferença significativa de preço, bem como, elenca instruções para as compras virtuais, como evitar enviar cópia de documentos pessoais por aplicativo de mensagens e verificar a reputação do site, tornando-as mais seguras.
Outras questões referentes a atrasos na entrega, trocas, direito de arrependimento em compras fora do estabelecimento comercial e esclarecimentos quanto às filas e couvert de bares e restaurantes, também foram abordados.