BARRA MANSA
Foi com o lema do defendido pelo cineasta brasileiro, Glauber Rocha, no início dos anos 60, de que “para se fazer cinema basta ter uma câmera na mão e uma idéia na cabeça.” que os alunos da Cia Teatral Calegari produziram três curtas-metragens, em um trabalho que envolveu mais de 50 atores nos processos de direção, atuação, edição e toda a apresentação gráfica das obras. Os filmes “Em Nome Dele”, “Anna” e “Timeline – O que Ninguém vê”, participam neste sábado, dia 11, do Barra Mansa Festival de Filmes, que acontece a partir das 10 horas no Cine Show.
Conforme destaca o ator Danilo Calegari, diretor da companhia, além do resultado final, que são os filmes, a mostra também possibilitará aos envolvidos expor tudo o que desenvolveram nas aulas e, dessa forma, ganharem experiência da relação artista e público. Ainda segundo o diretor, hoje a companhia não é só de teatro, mas sim de atores, uma escola de fromação e, por essa razão, ele tem buscado cada vez mais oportunizar que os alunos cresçam e se desenvolvam nessa área.
– Esse foi, sem dúvidas, um dos trabalhos mais importantes realizado pelos atores da companhia. A possibilidade de apresentar esse produto final na tela do cinema é uma realização que enche a gente de esperança para que, nos próximos anos, a companhia possa ter o seu trabalho ainda mais exposto. Para que esses atores ganhem destaque no setor de teatro na nossa região e que, independente se isso será a primeira ou segunda opção deles de profissão para o futuro, estejam preparados para quando as portas de trabalho se abrirem. Esse trabalho em parceria com o Cine Show e com a Fundação Cultura está sendo a realização de um sonho. Um grupo de atores, em formação, no interior do estado, expondo um filme que eles produziram – enfatiza.
O Barra Mansa Festival de Filmes é um evento realizado pela prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura e do Cine Show No sábado, quando serão exibidos os curtas da Cia Calegari, também haverá a entrega de prêmios para as categorias: ator, atriz, filme, direção, fotografia, maquiagem, figurino, trilha sonora e roteiro.
Além dos filmes da Cia Calegari, no domingo, dia 12, haverá a mostra de filmes de Barra Mansa que foram produzidos por meio de incentivos da Lei Adir Blanc e dirigidos por Thiago Rocha, Arthur Vinciprova, André Sodré. Danny Vidal, Renan Brandão e André Ribeiro. As exibições também vão acontecer a partir das 10 horas.
Saiba um pouco sobre cada curta produzido pela Cia Calegari
Filme: “Anna”:
Os jovens Renata, Fábio, Sandra, Luiz e André precisam realizar uma pesquisa sobre adoção, o que os leva a um orfanato. Após serem recebidos por uma estranha anfitriã, eles irão descobrir que alguns segredos devem permanecer no passado. “Anna” foi gravado em um casarão localizado em Bulhões-RJ e contou com 15 pessoas no elenco.
Filme: Em Nome Dele
Na comemoração dos sete anos de João, filho adotivo de Maria, temos a construção de memórias que serão levadas para a vida toda em um ciclo vicioso.
O curta “Em nome dele” foi gravado em Piraí, com a colaboração de 30 pessoas entre atores e com a presença de familiares e parceiros. Uma gravação com a duração de 10 horas.
Filme: Timeline – O que ninguém vê
Isa é uma blogueira adolescente recém estourada na internet. Sem saber lidar com a fama repentina, Isa está aprendendo a encarar os assédios e haters na internet, sem contar uma estranha obsessão de seu padrasto por ela. O curta foi uma construção coletiva e envolveu 18 atores. É um filme ambientado em 2020 e se passa em uma cidade pequena onde a influencer possa ter atenção das mídias locais.