PoeArt editora lança livros em homenagem a Barra Mansa e Volta Redonda

0

BARRA MANSA/VOLTA REDONDA

A PoeArt editora lançou recentemente dois livros ‘Canto a minha cidade-Volta Redonda’ e ‘Canto a Minha Cidade- Barra Mansa’. Ambos são homenagens às cidades e conta com poesias e fotos. As obras podem ser adquiridas através do email [email protected] e do whatsapp (24) 99979-3205. As obras foram idealizadas e organizadas pelo poeta e editor Jean Carlos Gomes.

O organizador destaca que devido à pandemia, as obras não tiveram um lançamento oficial e presencial que foram adiadas para o próximo ano. “Ambas as obras foram programadas para serem lançadas próximo ao aniversário das duas cidades, mas infelizmente, veio à pandemia e tivemos que adiar os eventos presenciais. A inspiração para montagem dos livros foi, exatamente, por participar há mais de 20 anos da cena histórica das cidades, e pós uma grande pesquisa de trabalhos, o livro nasceu. Além disso, quero destacar a importância do jornal A VOZ DA CIDADE que sempre divulgou nossas poesias e tem um histórico de diversos autores publicados”, avalia Jean.

LIVRO I

Canto a minha cidade é uma homenagem a Volta Redonda em poesias e fotos. O livro tem 70 páginas, poemas de 13 autores, orelhas assinadas pelo poeta Ruy Espinheira Filho e sai pela PoeArt Editora.

“A presente edição não é um canto a minha cidade simplesmente, é um cantar de amor, generosidade e gratidão profunda à terra em que nasci, cresci, vivo e quero descansar. É um resgate, o registro de um tempo em versos que enaltecem e engrandecem a nossa querida Volta Redonda, uma vistosa e simpática senhora que em 17 de julho de 2019 completou seus 65 anos de emancipação”, destaca Jean.

A obra é composta por singelos poemas livres, poemas do saudoso poeta e professor Pedro Viana Filho, além de uma seleção das visões, dos jeitos peculiares com que cada um descreve, exalta sua paixão pela nossa Cidade do Aço, sendo ou não nascidos em seu berço acolhedor. São eles: Alzira Ramos da Silva, José Huguenin, Lourildo Costa, Luciano Baptista Domingos, Márcio Castilho, Mari-Lei Nobre Ferro e Silva, Rafael Clodomiro, Renata Orlandi, Roberto Guião de Souza Lima, Thereza Salgado Lootens y Gil (in memoriam), Vicente Melo.

LIVRO II

‘Canto a minha cidade – Barra Mansa’ é um marco histórico literário, pois reúne pela primeira vez um número expressivo de poemas, em versos livres ou de forma fixa (sonetos e trovas), fotos e, ainda, alguma prosa de exaltação ao município, demonstrando, assim, a forma e maneira com que cada autor pôde ver, sentir seu encanto de evocação a Barra Mansa, fazendo dela uma casa acolhedora, seu berço, sua musa, fonte inspiradora. O livro tem 100 páginas e sai pela PoeArt Editora, com apresentação de Jean Carlos Gomes, introdução do historiador Nikson Salem, comentários de Hilton Alexandre Alves da Silva e Ricardo Volpe Maciel, posfácio do

escritor Diego Amaro de Almeida e orelhas assinadas pelo jornalista Vicente Melo. A foto da capa é de Paulo Dimas e as demais fotografias são do Acervo da Academia Barra-mansense de História.

O livro é dividido em cinco partes: ‘Primeira Geração’, ‘Crepúsculo Barra-mansense’, ‘Segunda Geração’, ‘Terceira Geração’ e ‘Personalidades Literárias’.

 

Deixe um Comentário