AGULHAS NEGRAS
A Secretaria de Estado de Saúde organiza neste sábado, dia 27, o Dia D de combate à febre amarela. Os municípios de todo o estado estarão mobilizados na campanha de vacinação e orientação aos moradores. Na região das Agulhas Negras, os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, estarão engajados na imunização.
Em Itatiaia, a Secretaria de Saúde informa que já superou os 70% de moradores imunes durante a campanha de orientação e vacinação. Todas as unidades de saúde seguem com atendimento normal: ESF Campo Alegre I (segunda-feira – 8h30/12h e 14h/16h); ESF Campo Alegre II (quinta-feira – 8h30/11h e 13h/16h); UBS Marechal Jardim (terça-feira – 8h30/12h); ESF Maromba (quarta-feira – 9h/15h); ESF Penedo (sexta-feira – 8h30/12h); Policlínica Municipal (terça e quinta-feira – 8h30/11h30); ESF Vila Esperança (quinta-feira – 10h/16h); ESF Vila Flórida (quarta-feira – 8h30/12h) e ESF Vila Magnólia (quinta-feira – 8h30/14h). Para receber a dose da vacina é necessário fazer o agendamento. Sobre o Dia D, a Secretaria de Saúde informou que divulgará sua programação somente nesta quarta-feira.
Em Resende, mais da metade da população já foi vacinada contra a febre amarela. Aproximadamente 70 mil pessoas já foi imunizada, segundo levantamento mais recente divulgado oficialmente pela Secretaria de Saúde. No Dia D, além dos 32 Postos de Saúde da Família, do Centro Municipal de Imunização, existe a expectativa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Nova Santa Casa de Misericórdia de Resende também aderirem à imunização que terá unidades funcionando entre 8h e 17h. A programação oficial será divulgada somente nesta quarta-feira. Todos os bairros e distritos são atendidos pelas equipes de saúde, incluindo as localidades da zona rural no serviço que tem o apoio da Emater-RJ. O município mantém a dose única de 0,5ml na vacina, conforme orientação do Governo do Estado. No reforço da imunização, nesta quarta e quinta-feira, dias 24 e 25, haverá vacinação contra a febre amarela na Praça da Bandeira (Praça do Trenzinho), em Campos Elíseos. O atendimento ao público será entre 13h e 17h.
Em Porto Real, as equipes de imunização vão atuar no Dia D contra a febre amarela, com atendimento das 8h às 17h. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as Unidades de Saúde da Família de Bulhões, Centro, Jardim das Acácias, Freitas Soares, Policlínico do Bairro de Fátima e Central de Vacinas (Centro) estarão em atividade. Conforme os dados mais recentes disponibilizados pelo governo municipal, dão conta que a cidade mantém a média de 70 a 100 atendimentos na vacinação, diariamente.
Na cidade de Quatis, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou que no Dia D as doses serão aplicadas das 8 às 16 horas, nas unidades médicas dos bairros Nossa Senhora do Rosário e Mirandópolis. Moradores de todos os bairros da cidade poderão se dirigir um destes dois postos para receber a vacina. Pelo menos 20 servidores públicos, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e motoristas estarão mobilizados para as ações do Dia D no Município.
Independente disso, o horário de funcionamento da unidade do Programa Saúde da Família localizada no Jardim Pollastri, bairro situado na área central de Quatis, foi ampliado. Nesta quarta e sexta-feira, dias 24 e 26 de janeiro, a unidade promoverá a vacinação contra a febre amarela de 13 horas às 19h30min. Normalmente, os módulos do Programa Saúde da Família funcionam até às 17 horas.
A secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia Galvão, esclareceu que aproximadamente nove mil das 11.400 pessoas que formam o público alvo em Quatis já foram imunizados contra a febre amarela desde março do ano passado, quando a prefeitura iniciou a campanha de vacinação. “Estamos pedindo o apoio da população no sentido de que incentive um vizinho ou parente ainda não imunizado a procurar pela vacina, pois este procedimento é o único caminho para evitar a febre amarela”, disse a secretária.
Na sexta-feira, dia 26, uma equipe volante da Secretaria de Saúde irá à comunidade quilombola de Santana e ao assentamento Irmã Dorothy, ambos na zona rural, para aplicar as doses da vacina. Em Santana, a imunização acontecerá de 9 horas ao meio-dia, e no, assentamento, o horário previsto é das 13 às 16 horas.