ITATIAIA
Com a finalidade de auxiliar na reabilitação dos pacientes que contraíram o novo coronavírus, a Prefeitura de Itatiaia, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferece serviços de fisioterapia respiratória às pessoas afetadas pela Covid-19, principalmente aquelas que apresentaram sintomas mais graves. O objetivo do tratamento é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, além de contribuir com o retorno seguro as suas atividades diárias.
As sessões acontecem aos domingos, das 8 às 17 horas, no Hospital Municipal Manoel Martins de Barros, no Jardim Itatiaia. Para receber o tratamento é necessário fazer o agendamento através da Centro Municipal de Fisioterapia, por meio do telefone (24) 3352-1438 ou (24) 9 92148162.
Além do atendimento realizado com o auxílio de aparelhos e também de forma manual, os pacientes também têm acesso a palestras e podem tirar as suas dúvidas sobre os exercícios respiratórios por meio de um grupo de WhatsApp. “Todos os domingos atendemos individualmente e fazemos pequenos grupos presencias, seguindo as medidas de segurança como uso de máscaras e distanciamento. Nesses encontros, converso sobre o tratamento e faço um bate-papo onde que cada um compartilha as suas dificuldades, limitações e as suas conquistas”, disse Paula Motta, especialista em fisioterapia respiratória.
Paula explica ainda que após serem contaminados pelo novo coronavírus alguns pacientes podem apresentar limitações como dificuldades na respiração e a fisioterapia respiratória é essencial nesse processo de reabilitação. “Algumas pessoas são mais suscetíveis a Covid-19 e após serem infectadas precisam passar por tratamentos de reabilitação. Muitos pacientes apresentam dificuldade na respiração e a fisioterapia contribui muito nesse processo de recuperação”, explicou.
Vítima da Covid-19, o morador de Itatiaia, Marcelo Henrique, compartilha o resultado positivo do tratamento. “Fui vítima da Covid e fiquei muito mal. Durante a minha internação no Hospital de Itatiaia eu fiquei sabendo desse tratamento de fisioterapia respiratória e logo iniciei para fortalecer o meu pulmão. Esse tratamento foi fundamental para a minha recuperação. Hoje, ainda faço tratamento em casa com aparelho e também sou atendido todos os domingos. Esse serviço foi muito bom pra mim. O resultado foi muito positivo e eu já consigo frequentar a academia para treinar e também consigo caminhar”, contou.