NACIONAL
Se você ainda não montou sua árvore de Natal, ainda dá tempo, e mais do que isso, separamos dicas para não errar durante a montagem, com soluções bacanas de arranjos natalinos fáceis de montar em casa.
Quando visitamos as lojas ou shopping centers, sempre admiramos as decorações natalinas, que servem de inspiração para replicarmos algo parecido em casa. Só que, na prática, o resultado nem sempre fica parecido.
Antes de iniciar o processo, escolha o tema da árvore: Clássico, com bolas e adereços nos tons em vermelho e dourado; Tradicional, com laços com estampa xadrez, biscoitos, bonecos de neve; ou ainda, infantil, com bichos de pelúcia, bonecos de tecido, luzes coloridas.
Enfim, motivos de sobra, ou mesmo uma mistura de todos eles. Com as dicas a seguir o resultado vai te surpreender.
1º passo – a escolha da árvore
Antes de comprar o pinheiro, pense no local onde ele será montado na sua casa: a sala de estar seria a área mais indicada, pois é onde as pessoas se reúnem.
Se tiver espaço e disponibilidade financeira, os pinheiros de 1,50 m a 1,70 m são perfeitos, ou então escolha um modelo menor cuja altura final, já sobre um móvel ou apoio, fique em torno da medida de 1,70 m. A razão seria ter os enfeites na altura dos olhos, num campo de passagem que interfira de fato com o ambiente ao redor.
Ao montar a árvore certifique-se de ter posicionado todos os galhos de forma a evitar espaços vazios entre eles. Costumo usar festão verde para maximizar o preenchimento entre os galhos.
2º passo – luzes:
Branco ou colorido, o pisca-pisca é o primeiro adereço que deve ser instalado na árvore. Se possuir piscas de anos anteriores, teste cada um deles antes de colocar.
Novo ou usado, desenrole todo o circuito e inicie o arranjo na árvore com ele aceso – isso permitirá uma avaliação da distribuição das lâmpadas de forma harmônica. Para tanto, o pinheiro deve estar num local que possa ser girado durante a colocação do pisca-pisca, que inclusive deve ser feito de cima para baixo, visto que o término do circuito deverá ser ligado na tomada.
O circuito deve ser enrolado nos galhos do pinheiro, de forma que os fios fiquem ocultos – é melhor economizar nos enfeites do que no pisca-pisca, pois ele é a alma da árvore; então evite simplesmente passar com o fio sobre os galhos – esse é um dos erros mais comuns nas montagens, e o resultado com fios aparentes fica bastante ruim.
3º passo – enfeites e adereços
Definido o tema da decoração da árvore, separe os enfeites e comece de baixo para cima com cada tipo de adorno, por exemplo: Comece com as bolas: maiores em baixo, menores em cima. Em seguida os laços, seguindo a mesma regra.
Faça da mesma maneira com todos os enfeites selecionados, observando a quantidade e a distribuição proporcional em todas as direções. Arremate com galhos (dourados, vermelhos…) e cordões – esses sim podem seguir soltos sobre a árvore, em ziguezague. Para finalizar: na ponta, uma estrela, um laço ou um Papai Noel merecem destaque.