Alimentos da safra são mais saborosos e mais baratos

0

SUL FLUMINENSE

Muitas pessoas acreditam que criar o hábito de consumir os alimentos da estação (que estão em época de sua safra) é benéfico apenas para o bolso, pois é a época em que seus preços estão em baixa. Porém, essa não é a única vantagem, ao se consumir alimentos frescos, seus nutrientes são bem melhores aproveitados. Também é a época em que geralmente eles estão mais saborosos.

De acordo com a nutricionista Aline Rodrigues, quando se opta por comprar frutas, verduras e legumes de época, somos beneficiados por ter em mãos alternativas mais saborosas e aromáticas, tornando ainda mais gostoso o hábito de consumir esses alimentos. “Como algumas frutas se adaptam melhor a determinadas épocas do ano, é natural que elas se desenvolvam e captem mais nutrientes do solo em que estão crescendo. Por esse motivo, podem apresentar valor nutricional muito maior do que quando consumidas fora de época. Além disso, alimentos em época de safra demandam menores interferências químicas e humanas para o desenvolvimento do produto, é natural que o seu valor final seja significativamente menor, quando comparado com o de frutas produzidas fora de época”, destaca.

Conheça alguns dos alimentos da safra de março

  1. Acelga

Pode ser consumida crua ou temperada com azeite, limão, shoyu e outros molhos. Com poucas calorias, a acelga é rica em fibras – uma aposta certa para quem faz dieta.

  1. Beterraba

Na hora de comprar, prefira as beterrabas mais firmes, sem marcas de insetos e com ramas, se possível. Para cozinhar, não precisa tirar a casca, pois esse processo pode deixá-la com menos sabor.

  1. Louro

A folha de louro é comumente utilizada para temperar feijão, mas também pode aromatizar receitas com carnes, frutos do mar e peixes. O chá da planta também é popular, pois ajuda a tratar problemas de digestão, ansiedade e infecções.

  1. Tamarindo

Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o fruto ajuda a controlar a pressão sanguínea, o colesterol e regular a flora intestinal. Seu formato lembra a vagem, mas apresenta coloração marrom.

  1. Uva rubi

As cores da fruta variam entre o amarelo e o rosa. Seus bagos são ovalados e durinhos. Com aroma neutro, a uva rubi pode ser consumida fresca ou usada em receitas de geleias, saladas, doces e até bebidas.

  1. Escarola

A verdura de folhas frisadas ou encrespadas apresenta sabor amargo. Pode ser consumida crua, refogada ou como ingrediente de pratos mais elaborados.

  1. Espinafre

Ótimo para enriquecer as dietas. Fica ótimo como recheio de tortas, salgados e panquecas, além de ser uma boa opção de acompanhamento.

  1. Mostarda

O vegetal folhoso é rico em diversos nutrientes, como fibras, minerais e vitaminas. A semente de mostarda é comumente usada para fazer molhos, que incrementam carnes, hambúrgueres e petiscos.

  1. Orégano

A erva é perfeita para aromatizar pizzas, salgados, saladas e temperar diversos outros pratos. Também pode ser usada para fazer chá, que melhora a digestão e fortalece o sistema imunológico.

  1. Coco seco

Um dos alimentos mais versáteis da gastronomia, o coco pode ser utilizado em bebidas, doces e pratos salgados. O coco seco, mais maduro que o coco verde, é rico em fibras.

 

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !