Volta Redonda pode ter programa de Triagem Pré-Natal

Por Carol Macedo

VOLTA REDONDA

Um encontro entre o prefeito Antonio Francisco Neto e a superintendente da Apar do Rio de Janeiro, Marcia de Carvalho Rocha, foi articulado pelo deputado estadual Munir Neto (PSD). O objetivo foi que a cidade conhecesse o programa de Triagem Pré-Natal, desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

A entidade beneficente, que é a única em todo o estado que realiza o teste do pezinho, quer concretizar uma parceria com o município para rastrear e identificar, dentro de uma população de gestantes considerada “normal”, aquelas que estão em risco de desenvolver doenças infectocontagiosas mais prevalentes. “A Marcia e toda equipe da Apae do Rio têm sido grandes parceiros nos trabalhos que estamos realizando na Frente Parlamentar de Doenças Raras. Ela me falou sobre a importância de intensificarmos a triagem pré-natal como forma de prevenção e cuidado. Tive a ideia de fazermos uma agenda com os prefeitos da Região Sul Fluminense buscando a implementação. Se tudo der certo, vamos iniciar em Volta Redonda com o aval do nosso prefeito Neto”, destacou Munir.

O Programa de Triagem Pré-Natal visa a redução da transmissão vertical, a partir de triagem de oito patologias: sífilis, HIV 1 e 2, hepatites B e C, HTLV, toxoplasmose, citomegalovírus e hemoglobinopatias, numa única técnica em papel filtro e de coleta simples.

Segundo Marcia Carvalho, superintendente da Apae Rio, essa triagem materna possibilita diagnóstico e tratamento mais precoce. “A Triagem Materna de doenças infectocontagiosas durante o período pré-natal é de extrema importância, tendo em vista a possibilidade de diagnósticos e tratamentos de forma mais precoce”, apontou.

LEVANTAMENTO

Como coordenador da Frente Parlamentar de Doenças Raras, o deputado Munir Neto solicitou que a Apae fizesse um levantamento dos casos de doenças raras do último ano na região do Médio Paraíba. Em 2023, em 15 cidades monitoradas, foram detectados 54 novos casos.

“Queremos fortalecer o cuidado com os pacientes com doenças raras aqui no Médio Paraíba. Já estamos dialogando e buscando a criação de um futuro Centro Regional Especializado em Doenças Raras, sediado em Volta Redonda. Em todo o estado do Rio temos em torno de um milhão de pessoas com doenças raras, e 30% das crianças morrem antes dos cinco anos por falta de diagnóstico preciso. Precisamos mudar essa realidade”, concluiu.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos