RESENDE
O Centro Oncológico, um anseio antigo da população, está cada vez mais perto de sair do papel. A partir de gestão feita pela vereadora Márcia Lima (Republicanos), a deputada federal Rosângela Gomes, do mesmo partido, anunciou a liberação de uma emenda impositiva ao Orçamento da União no valor de R$1mi para o município. A verba será empregada na implantação do Centro Oncológico, que também é o destino de uma emenda impositiva ao Orçamento do Município no valor de cerca de R$ 232 mil aprovada em dezembro, de autoria da vereadora. Os últimos detalhes da conquista serão acertados por Márcia Lima pessoalmente na semana que vem, em visita à deputada em Brasília.
Para a vereadora Márcia, a notícia é um divisor de águas no que diz respeito à Saúde Pública no município. “Sabemos que a quantidade de pessoas que têm câncer é muito grande e, na nossa cidade, não é diferente. Por ser uma doença que exige acompanhamento constante e ter tratamento bastante agressivo, o fato de o paciente contar com um centro oncológico perto de casa vai fazer toda a diferença em termos de qualidade de vida, comodidade e, até mesmo, para o sucesso do tratamento”, aponta a parlamentar.
Segundo informações divulgadas pela prefeitura, a unidade será administrada pela Santa Casa e ficará instalada no prédio da antiga Maternidade Mater, no bairro Jardim Jalisco, desapropriado em meados de 2021. As obras estão em andamento e a previsão é de que os atendimentos tenham início ainda este ano.