BARRA MANSA
Para fazer um balanço de seu mandato, o vereador José Renato de Oliveira, o Renatinho (PP), procurou o A VOZ DA CIDADE. Em seu primeiro mandato como parlamentar, assumiu em 2017, destacou que tem trabalhado constantemente nos bairros para verificar a realidade de cada local e lutar pelas demandas da comunidade. Ao longo dos anos como vereador, informou que elaborou 31 requerimentos, sendo que 15 foram aprovados; 190 indicações, sendo 95 aprovadas; dez resoluções, sendo seis aprovadas; além de 12 projetos de lei, quatro aprovados.
Dos projetos, o vereador citou um que ainda está em andamento, que cria o Programa Municipal de Atenção à Saúde do Aluno. A iniciativa torna obrigatória a vacinação, bem como a realização de exames parasitológicos e disponibilização de medicamentos necessários ao tratamento de doenças identificadas, em todos os alunos da rede pública. Outro citado pelo vereador, que já foi aprovado no Legislativo, é o que dispõe sobre a relação dos medicamentos disponíveis na rede pública de saúde.
Ao falar dos requerimentos, Renatinho citou um deste ano, relativo a estacionamento no Centro. Ele pede um estudo de viabilidade na prefeitura para que sejam aumentadas as vagas, sem a cobrança de estacionamento. “Por exemplo, se da Americanas até a Praça da Liberdade, as vagas ficarem em 45 graus, o número dobra. Isso é apenas lá. E quero frisar que sou contra a qualquer cobrança de estacionamento rotativo”, citou.
Em requerimento, o vereador ainda pediu a construção de um terminal rodoviário nas margens da Rodovia Presidente Dutra, uma discussão antiga em Barra Mansa. Citou ainda uma gratificação para integrantes da Guarda Municipal. Esse último ainda não foi colocado em votação. Na mesma situação está o pedido para Susesp executar a reforma geral das cinco capelas mortuárias do Cemitério Municipal. Já aprovado o pedido para construção de 300 metros de coleta de rede de esgoto da Rua K, na Vila dos Remédios, distrito de Floriano.
Ao falar sobre as indicações, Renatinho citou algumas, como a construção e implantação de um Colégio Militar em Barra Mansa. O pedido foi datado de outubro do ano passado, após as eleições presidencial e estadual. “Os bairros têm problemas diferenciados, seja em infraestrutura, segurança, saúde, educação. E tenho intercedido junto aos secretários e prefeito Rodrigo Drable para ajudar. Um desses pedidos foi para solução do problema da falta de água no bairro Santa Rosa. Foi resolvido nesse ano dobrando a captação de água”, informou, enumerando ainda outra indicação feita para a construção de quadra de grama sintética no bairro Siderlândia.
28