RESENDE
No que depender do vereador Wilson Nunes Duarte Júnior, o professor Wilson (PL), a Secretaria Municipal de Educação vai contribuir para a saúde dos estudantes da rede pública. Ele propôs à prefeitura que cobre a apresentação da carteira de vacinação das crianças no ato da matrícula de alunos da Educação Infantil e da primeira etapa do Ensino Fundamental.
Segundo professor Wilson, a medida visa orientar os pais e responsáveis quanto à importância da proteção contra doenças e a falta de vacinas não impedirá as matrículas. “O objetivo é esclarecer e conscientizar; ninguém será impedido de estudar. No entanto, a escola ficará autorizada a entrar em contato com o Conselho Tutelar no caso de alunos que não estiverem com as vacinas em dia”, explica o parlamentar.
Dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que a taxa de vacinação infantil no Brasil sofreu uma queda brusca nos últimos anos. Para se ter uma ideia, a cobertura contra sarampo, caxumba e rubéola (Tríplice Viral D1) passou de 93,1%, em 2019, para 71,49%, em 2021. Ainda segundo o estudo, a cobertura da vacinação contra poliomielite caiu de 84,2%, em 2019, para 67,7%, em 2021.
Isso significa que três em cada dez crianças no país não receberam as vacinas necessárias para protegê-las de doenças potencialmente fatais. Com base nesses números, a pesquisa, que foi realizada em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), coloca o Brasil entre os dez países com menor cobertura vacinal do mundo.
Para professor Wilson, a iniciativa é um passo para reverter a situação e fazer com o que o país volte a ser um exemplo nessa área. “Vamos fazer a nossa parte para colocar o país nos trilhos no que diz respeito à imunização”, reforçou o vereador.
ESTANDE DE DIVULGAÇÃO
A criação de estande de divulgação da agenda dos serviços e eventos oferecidos pela Prefeitura de Resende nas feiras livres de Resende foi pedida pelo vereador professor Wilson. “A nossa cidade realiza eventos e presta serviços de excelência, porém algumas atividades ainda são desconhecidas pela população. Visto isso, a indicação visa ampliar a divulgação dos serviços oferecidos pela administração municipal em um local de grande circulação, como as Feiras Livres, e assim atingir e beneficiar o máximo possível de munícipes”, explicou o vereador.