RESENDE
Com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana no município, o vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos) solicitou a Prefeitura de Resende a criação de uma via direta, ligando a Avenida Beira Rio, no bairro Nova Liberdade a Região do Acesso Oeste. A propositura do vereador foi aprovada pelo Plenário e oficializada para o prefeito Diogo Balieiro Diniz (PL).
Segundo Reginaldo Engenheiro Passos, a implantação de uma via direta entre a Beira Rio e o Acesso Oeste vai agilizar o fluxo de veículos entre a região do Manejo e a área oeste da cidade. Ele explica que atualmente, o tráfego nessas regiões é intenso, especialmente nos horários de pico, o que causa congestionamentos e dificulta o deslocamento dos moradores e trabalhadores. “A nova via permitirá uma conexão rápida e eficiente, reduzindo o tempo de viagem e melhorando a fluidez do trânsito. A viabilidade dessa proposta é reforçada pelo fato de que a nova via passará por áreas estratégicas, incluindo as Indústrias Químicas, facilitando o transporte de mercadorias e a movimentação de trabalhadores. Isso contribuirá para o fortalecimento do setor industrial local, que é essencial para a economia de Resende, promovendo maior eficiência logística e dinamismo econômico”, destaca o parlamentar. Ele ainda informa que além de beneficiar diretamente os moradores e o setor industrial, a construção dessa via reduzirá o congestionamento nas avenidas principais da cidade, aliviando o tráfego em outros pontos críticos de Resende. “Essa redistribuição do fluxo de veículos será fundamental para otimizar a mobilidade urbana, tornando o trânsito mais seguro e ágil para todos os cidadãos”, complementa.
O vereador diz que do ponto de vista técnico, o estudo de viabilidade deverá avaliar as melhores soluções de engenharia para a execução da obra, considerando fatores ambientais e econômicos. “A construção pode incluir a implementação de ciclovias e áreas de pedestres, promovendo uma mobilidade sustentável e inclusiva”, aponta Reginaldo.