BARRA MANSA
Hoje, o vereador Jefferson Mamede (PSC), protocolou um projeto na câmara que reconhece como atividade essencial o serviço de Capelania Civil na cidade. Além disso, ele indica que seja criado o Dia do Capelão Civil, a ser comemorado todos os anos no dia 21 de junho.
O serviço de capelania prevê assistência e execução de atividades religiosas em locais como hospitais, escolas, orfanatos, asilos, presídios, instalações militares e outras organizações. O capelão é um membro de instituição religiosa que passou por habilitação em cursos específicos com carga horária igual ou superior a 120 horas de duração. “O Capelão Civil é a pessoa capacitada e autorizada a prestar assistência espiritual e religiosa de forma ampla, desde que obedecidas às regras e regulamentos do local da prestação do ofício. Vale ressaltar que a importância da capelania é criar o ambiente de reflexão e acolhimento destas elaborações. Quando necessário, confrontar com sabedoria e estar com as pessoas em momentos de dificuldade, atento às oportunidades de reconciliação consigo, com os outros, com o meio ambiente e com Deus”, esclareceu o vereador.
O projeto do vereador prevê que a assistência de Capelania Civil possa ser oferecido, se tiver demanda da autoridade competente, aos servidores públicos municipais da administração direta e indireta, dos poderes Executivo e Legislativo, bem como aos usuários dos serviços públicos nos Hospitais Municipais e ou conveniados, nas Escolas da rede municipal e nos centros de acolhimentos sociais. “Essa é mais uma iniciativa do nosso gabinete e que foi idealizada por meio do Projeto A Lei que eu Quero, através do qual damos voz à população, para que nos ajuda na elaboração de leis de utilidade pública”, finalizou Mamede.