BARRA MANSA
Reforço no policiamento nos bairros Vila Maria e Saudade. Esse foi o tema central de uma reunião realizada na última segunda-feira, 31, entre o vereador Marcos André Gonçalves Pitombeira, o Marquinho Pitombeira (DEM), e o novo comandante da 2ª Companhia do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), capitão Marcelo Tavares. O parlamentar informou que houve comprometimento em promover o reforço nos locais que estão sofrendo com crimes, como homicídios e furtos.
O encontro, realizado na sede da 2ª Cia, também foi uma maneira do vereador se apresentar. Marquinho se colocou à disposição do novo comandante. “Fui muito bem recebido pelo capitão e conseguimos sair da reunião com o compromisso de que haverá um reforço no patrulhamento devido a esses acontecimentos graves. Este é mais um compromisso do nosso mandato com a população de Barra Mansa; porque o trabalho é a nossa força”, afirmou o vereador.
DADOS APRESENTADOS EM REUNIÃO
Também na segunda-feira, 31, representantes do 28º BPM estiveram na sede da Aciap-BM. Participaram o subcomandante do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Gilvan; o comandante da 2ª Companhia, capitão Marcelo Lima Tavares; e o chefe de Operação e Instrução da P3, major Marcos. Eles apresentaram dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) que apontam queda no número de registros de roubo de rua e a estabelecimentos comerciais na cidade.
De 1º de fevereiro a 30 de maio deste ano foram realizadas em Barra Mansa 183 prisões, 44 apreensões de armas e 135 ocorrências de apreensões de drogas. “Fazendo um comparativo entre o período de 2020 e 2021, vamos observar que houve uma redução de crimes na cidade. Em relação ao furto de veículo, foram 43 no ano passado e 39 neste ano. Roubo de veículo foram seis e depois caiu para quatro. Roubo em rua também apresentou redução de 31 para 19”, detalhou o tenente-coronel Gilvan.
Barra Mansa tem de 25% a 30% das ocorrências do 28º BPM, que abrange ainda as cidades de Volta Redonda, Pinheiral e Rio Claro. Em primeiro lugar está Volta Redonda com 60% dos registros.
O comandante da 2ª Cia. Marcelo Tavares, destacou que a união entre os representantes da sociedade e forças policiais é importante para deixar a sociedade mais segura. “Não podemos olhar só para os números de ocorrências, por exemplo, que até diminuíram na cidade de Barra Mansa; mas devemos sanar questões que esses dados não revelam, como a necessidade de assistência e promoção social, por exemplo”, destacou Tavares.