VOLTA REDONDA
Em dezembro do ano passado, a Câmara de Vereadores de Volta Redonda alterou a lei que criou a Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip). O Projeto de Lei, que resultou na modificação e que já beneficiou milhares de pessoas é do vereador Nilton Alves de Faria, o Neném (DEM), atual presidente do Legislativo.
Neném explicou que dos vários projetos apresentados por ele e aprovados pela Câmara, esse que modificou a lei é considerado uma de suas principais matérias. Com a lei aprovada anteriormente, a Light, empresa responsável pela geração e distribuição de energia elétrica, pedia que a cobrança fosse feita para quem consumisse mais de 80 kWh, quilowatts-hora. Com as emendas feitas pela Câmara, a taxa é cobrada apenas de quem consume mais de 200 kWh.
A garantia da empresa de energia elétrica era de que quem consumisse 200 kWh não pagaria a mais. Só que, logo que iniciou a cobrança, as reclamações também começaram. O vereador Neném disse que foi a partir daí que decidiu criar o PL para alterar a lei. Sendo assim, a contribuição passou a existir apenas para quem consumir mais de 600 kWh. Para o comércio é cobrado de quem consume mais de 800 kWh e indústria, 1000 kWh. “O meu maior projeto, com certeza é esse da revogação da taxa de iluminação pública. Com o projeto, fiz com que 97% da população de Volta Redonda deixasse de pagar mais na conta de luz”, concluiu.