BARRA MANSA
As vendas de Natal no município atingiram as expectativas, conforme avaliação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. A expectativa da CDL-BM é que, até o fim do mês, o número de vendas continue em alta, já que os preparativos para o Réveillon devem ajudar a manter o movimento no comércio.
A notícia traz um alento pelos prejuízos após vários dias em que o comércio barra-mansense esteve fechado no pico da pandemia. De imediato, nesta semana que antecede o ano novo, as vendas devem continuar trazendo reflexos positivos, tanto pelas oportunidades de novas compras através das trocas, como pelo período de fim de ano, cujas vendas costumam estar aquecidas.
Segundo o presidente da entidade, Leonardo dos Santos, devido ao momento de restrições e crise na saúde pública por conta da pandemia de Covid-19, o balanço geral de vendas pelo fim de ano está dentro da normalidade, de acordo com a previsão feita pelo setor ao longo do ano. “Embora o Natal tenha ajudado a recuperar parte das vendas perdidas no período de maior retração, os números ainda ficaram abaixo do ano passado, conforme prevíamos. Não houve aumento nas vendas com relação a 2019, com exceção alguns setores, que apresentaram crescimento. No geral, foi abaixo dos números registrados no ano passado”, avalia, acrescentando que 2019 e 2020 apresentam realidades totalmente diferentes, o que impossibilita uma comparação.
Segundo Leonardo, as notícias negativas relacionadas ao aumento dos casos, o fim do auxílio emergencial e a incerteza de novos fechamentos impactaram diretamente nas vendas. Para o ano que vem, porém, as expectativas são animadoras. “Prevemos um crescimento nos negócios, embora de forma lenta, a partir do segundo semestre de 2021. As expectativas são boas, principalmente pelo crescimento do setor de construção”, informa.