BARRA MANSA
No dia em que se celebra o Dia Livre de Impostos (DLI), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizou uma campanha junto ao comércio local, e o ponto alto da ação foi à venda de gasolina a R$ 5,10.
Esse foi o dia em que todo o país, numa ação conjunta das CDLs e CDLs Jovens – organizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – divulgou a conscientização da alta carga tributária do Brasil.
Esta foi a primeira vez que o estado Rio de Janeiro participou como sede do DLI e a cidade de Barra Mansa foi a única do sul do estado a ter a adesão do posto de gasolina para venda do produto com isenção do imposto.
A ação promovida pela CDL Jovem de Barra Mansa em parceria com o Posto Aliança – Nações Unidas. De acordo com o gerente do local, Júlio Miranda, foram disponibilizados dois mil litros de gasolina para a promoção com limite de 20 litros por carro. Senhas foram distribuídas aos cem primeiros carros. E toda a ação contou com o trabalho e organização da Guarda Municipal. “A gente fica satisfeito em participar pois oportunidades como essas mostram ao nosso cliente e a população que o aumento também sobrecarrega as empresas. A real carga do país é alta e automaticamente isso é repassado nos produtos. Mas hoje , vimos o consumidor com novos semblantes por aqui diante ao pagamento de preços mais equilibrados. Essa ação é muito relevante para a sociedade”, disse, gerente da Rede Aliança.
O técnico eletricista, Heródites Barbosa foi para o posto as 23h45 de quarta-feira a fim de aproveitar o desconto. Foi o primeiro da fila. Ele disse que essa é a quarta edição do DLI em que participa em Barra Mansa. “Novamente vim aproveitar essa oportunidade. Eu dependo totalmente do carro para trabalhar e estudar , e o que a gente paga nesse produto – um dos que a população mais precisa – está um absurdo. Encher o tanque atualmente tem sido impossível, e com esse valor, consigo uns dias a mais para continuar a rodar e fazer o que é necessário”, explica.
COMÉRCIO
Além do desconto no preço da gasolina os consumidores em Barra Mansa tiveram a participação outras lojas em diferentes segmentos, que selecionaram peças exclusivas com o desconto do imposto. Entre elas, relógios e semi joias com 30% de desconto, sapatos com 31% de desconto, pijamas com 31% de desconto, óculos com 34% de desconto.
Com presença do Impostossauro – o personagem que representa o impacto negativo dos impostos sobre o poder de consumo do consumidor e o crescimento econômico do país – diretores da CDL Jovem visitaram as lojas participantes, acompanhados por uma digital influencer, para apresentar as mercadorias e serviços com abatimento de impostos.
Segundo o presidente da CDL Barra Mansa, Leonardo dos Santos, desde 2015 a CDL Jovem promove essa ação em nossa cidade e vemos esse movimento crescer aqui e em todo o Brasil. “O principal objetivo da ação é chamar atenção da sociedade e conscientizar lojistas e consumidores sobre o impacto da carga tributária nos preços. No ranking de 30 países, o nosso é o 14º que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população. Foi uma ação muito importante, mais uma vez, e que mostra a luta do empresário por mudanças na carga tributária”, afirma.
Já o presidente da CDL Jovem, Willian Arantes, ressalta que o empresário que participou do Dia Livre de Impostos não deixou de recolher impostos e tributos, ele absorveu isso pela causa. Esta ação é totalmente contra qualquer tipo de movimento que leve à sonegação de impostos. “Agradecemos imensamente aos lojistas que aderiram a essa edição 2022 do DLI. Foi uma ação completa que acreditamos ter alcançado grande público com o principal motivo: informar, conscientizar e mostrar a importância de se avançar numa Reforma Tributária no país, afinal o brasileiro trabalha 153 dias somente para pagar imposto. E apenas após esse 2 de junho, o empresário começa a receber. O DLI é justamente para manifestarmos a indignação”, finaliza.