>
a voz da cidade 970 x 150 px

Variedades de produtos nas feiras livres de Barra Mansa com preços para todo os bolsos

Por Tânia Cruz
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA
Os moradores de Barra Mansa podem, há cerca de 50 anos, encontrar espaços onde são comercializados produtos dos mais variados: as feiras livres. Elas são promovidas graças a um trabalho conjunto das Secretarias de Desenvolvimento Rural, Finanças e Ordem Pública Atualmente o município conta com cinco dessas feiras realizadas nos bairros do Centro, Jardim das Preguiças toda quarta-feira, Boa Sorte às quintas, Saudade toda sexta-feira, Ano Bom aos sábados e no Vila Nova aos domingos. Em todos os dias, o atendimento ao público é realizado das 7 às 13 horas.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, quem visita as feiras livres pode encontrar produtos como frutas, legumes, hortaliças, pescados, laticínios, embutidos, gastronomia, produtos artesanais, flores, vestuários e eletrônicos. “A feira representa para os produtores um importante canal de comercialização. Aquele que produz tem a oportunidade de vender diretamente para o cliente final. Isso faz com que ele agregue valor e possa ter um faturamento melhor”, comentou o secretário.
PONTO IMPORTANTE
Um ponto importante ressaltado por Beleza é que a Prefeitura vem estimulando o trabalho dos feirantes por meio da padronização das barracas, sobretudo por estarem em locais de grande visibilidade e com comércio forte.
Somente os feirantes cadastrados junto à Prefeitura e com o alvará de funcionamento em dia podem participar das feiras livres. A Secretaria de Ordem Pública, por meio dos fiscais de postura, é responsável por acompanhar a demarcação de espaço e a presença dos feirantes, garantindo que tudo ocorra conforme a lei.
O secretário adiantou também os planos para o futuro das feiras do município. “Pretendemos criar o circuito das feiras orgânicas e reativar a feira noturna. Outra novidade é que vamos preparar um curso de capacitação, com foco em comercialização e boas práticas, para que os feirantes possam desenvolver mais seu potencial de negociação e obter retornos mais significativos por meio de seu trabalho”.
CADASTRO
O feirante interessado em se regularizar junto à Prefeitura deve procurar a Secretaria Municipal de Ordem Pública, no Parque da Cidade, onde seu caso será avaliado. Caso esteja apto, ele será encaminhado para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, no bairro São Luiz, onde é emitido o parecer. Em seguida, ele segue para a Secretaria de Finanças, na sede da Prefeitura, onde ocorre o licenciamento e as devidas taxas. Caso esteja tudo certo, a documentação é liberada em até 30 dias.
O alvará tem validade indeterminada, desde que não haja modificação. Caso o feirante mude o segmento dos produtos expostos, é necessário abrir uma nova solicitação junto à Prefeitura.


 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos