VALENÇA
A cidade de Valença deu largada, nos dias 12 e 13 de abril, a mais uma importante jornada no cenário esportivo regional com a realização das duas primeiras etapas do Circuito Sul Fluminense de Ciclismo. O evento, sediado no distrito de Parapeúna, na localidade de João Honório, reuniu cerca de 300 pessoas entre atletas e público, impulsionando o turismo e movimentando a economia local com o aumento da demanda por pousadas, restaurantes e comércio.
A iniciativa é fruto de uma articulação entre a Prefeitura de Valença e a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, e garantiu ao município a realização de outras seis etapas do circuito ao longo de 2025. O evento coloca Valença no mapa do ciclismo estadual e dá aos atletas da região a chance de pontuar no ranking da federação, além de buscar índices para competições de nível nacional.
Durante o final de semana, ciclistas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais disputaram provas nas modalidades Contra Relógio Individual (CRI) e Prova de Estrada, com a presença de atletas de alto nível, incluindo campeões nacionais.
Os representantes valencianos tiveram desempenho de destaque. Na CRI, conquistaram o primeiro lugar em diversas categorias, como Sydney Leonardo (Open Masculino), Maria Alzira Gonçalves (Master B Feminino) e Anderson Pereira (Master C1). Já na Prova de Estrada, Camilla Caetano (Master A Feminino), Carlos Alberto Vasconcellos (Master C2 Masculino) e Éder Carlos Rodrigues (Open Masculino) também subiram ao topo do pódio.
O prefeito Saulo Corrêa acompanhou de perto a realização das etapas e destacou o compromisso do Governo Presente com o fomento ao esporte e ao turismo. “Nosso governo está comprometido com a valorização do esporte e da nossa gente. Essa foi só a primeira etapa de muitas que ainda virão, e temos certeza de que Valença continuará sendo palco de grandes conquistas”, afirmou.
O evento contou com o apoio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer, Saúde e da Guarda Municipal. O professor de Educação Física, Bernardo Machado, ressaltou a importância da parceria com a federação. “Mais uma oportunidade sendo dada aos nossos esportistas através do nosso Governo Presente. Vale ressaltar que mais seis etapas serão realizadas em nossa cidade”, destacou.
Já o ciclista e organizador local Vitor Demian agradeceu o empenho da Prefeitura e o apoio das secretarias envolvidas. “Certamente, sem esse tão valioso apoio, seria muito difícil chegar com o sucesso que alcançamos”, declarou.