Já parou para pensar quantos copos descartáveis uma pessoa utiliza? No ambiente de trabalho, em média, são 4 copos por dia, o que corresponde a 88 por mês e 1056 por ano. Cada um deles demora 400 anos para se decompor, provocando um grande impacto para a natureza.
Na Semana do Meio Ambiente, a Unimed Volta Redonda – que tem quase 2 mil colaboradores nas unidades da Cidade do aço, Angra dos Reais e Paraty – chama atenção para esse índice e lançou um desafio: reduzir o uso de plástico na Cooperativa e adotar canecas e garrafas reutilizáveis.
Hospital Verde
A ação da Semana do Meio Ambiente não foi a única. A Unimed Volta Redonda tem uma grande preocupação ambiental e desenvolve uma série de ações de sustentabilidade.
O Hospital conta com Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), desde que foi inaugurado. Além de possibilitar ainda mais segurança na assistência ao cliente, reunindo toda a documentação, diagnóstico, consultas e evolução do paciente, com o PEP, a unidade hospitalar se tornou um Hospital que não utiliza papel.
A Cooperativa criou ainda um controle por painel digital que monitora os sistemas de água, esgoto e eletricidade. Ele foi desenvolvido para otimizar os processos do dia a dia, prever problemas por meio de monitoramento de variáveis e como melhoria contínua. Com o controle do hospital na tela do computador ou celular, é possível identificar qualquer diferença nas variáveis e agir rápido na solução.
A Unimed Volta Redonda não foca apenas em projetos de compensação, mas, sim em redução do consumo e do impacto ambiental. Recursos como água, energia elétrica, telefonia, impressão e material de expediente são tratados, em todos os projetos, de forma consciente.
Para o lixo hospitalar é dada a destinação ambientalmente correta. Ele é recolhido por uma empresa especializada e encaminhado ao aterro. Os resíduos químicos, cirúrgicos e biológicos são incinerados, já os infectantes e perfurocortantes passam por um processo chamado autoclavagem – de descontaminação e redução do resíduo.