BARRA MANSA
Em comemoração ao aniversário de 189 anos de Barra Mansa, comemorado em 3 de outubro, o prefeito Rodrigo Drable e o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, anunciaram o planejamento de entregar até o final deste mês as obras das Unidades de Saúde dos bairros Ano Bom, São Francisco de Assis e Mangueira. A prefeitura está fechando o calendário de comemorações.
A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Ano Bom está localizada no antigo prédio do Cremeb, que foi adaptado e estruturado para receber o posto que dará cobertura sanitária aos moradores e terá capacidade de atendimento de 500 pessoas por dia. A unidade, totalmente climatizada, será referência na vacinação anti Covid e terá serviços de consultas com clínico geral, pediatra e ginecologista, curativos, vacinação, coleta de material para exames laboratoriais, tratamento odontológico, medicação básica e encaminhamento para consulta com especialista. “Nosso intuito é atender na unidade até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Vale destacar, que desde a década de 1960, quando o Cremeb foi inaugurado, essa é a primeira grande reforma estrutural e física realizada no imóvel”, disse o prefeito.
No bairro Mangueira, na Região Leste, está a UBSF Braulino de Brito que foi totalmente reconstruída. O secretário de Saúde destacou que o local antigo era uma casa adaptada e que agora quatro consultórios amplos para atendimento médico, ginecológico, odontológico e para atendimento dos profissionais do Nasf foram construídos, além de salas de vacinação, curativo, reunião e de esterilização, um departamento de materiais de limpeza, cinco banheiros, dois deles para os profissionais que atuarão no local. “A unidade que é também é climatizada e recebeu investimentos capazes de proporcionar atendimento à comunidade local e do bairro Recanto do Sol”, destacou Gomes.
No bairro São Francisco, a UBS Maria Verônica Silva recebeu serviços de revitalização, como pintura das paredes e substituição do piso, além da troca do mobiliário, recuperação do muro que ao longo dos anos era atingido pela ação das chuvas de verão e a reestruturação de todo o entorno. A unidade tem como meta 30 atendimentos por dia, mas totalizando os serviços ofertados este número pode chegar a 100.