VOLTA REDONDA
Treze Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Volta Redonda estão oferecendo, durante este mês, cuidados em saúde mental. Segundo divulgado neste domingo, 12, pela prefeitura, as atividades são direcionadas a toda a população e vão de encontro ao “Janeiro Branco” – campanha de conscientização e promoção da saúde emocional.
As unidades dos bairros Açude 1, Açude 2, Coqueiros, Mariana Torres, Retiro 1, Santa Cruz, Santa Rita do Zarur, Santo Agostinho, Verde Vale, Vila Brasília, Vila Mury e Volta Grande contam com equipes multiprofissionais (eMulti), de diferentes áreas do conhecimento e categorias.
“Neste mês, psicólogas, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e educadores físicos estão atendendo os moradores nos cuidados em saúde mental. Engana-se quem pensa que somente psicólogos e psiquiatras podem cuidar desse assunto. Na verdade, todos os profissionais de saúde podem colaborar com o incentivo, orientações corretas, práticas saudáveis, métodos alternativos de alívio das dores e angústias”, explicou a coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Volta Redonda, Vanessa Huguenin.
Em nota, a administração municipal explicou que janeiro é dedicado à campanha de conscientização à saúde mental. O mês e a cor não são em vão, janeiro é marcado pelo recomeço, algo que ainda não foi escrito, onde encontramos uma chance de escrever uma nova história. Além de pontuar a importância dos cuidados com o emocional, um dos objetivos da campanha “Janeiro Branco” é a redução dos estigmas e preconceitos.
“Corpo, mente e espírito formam um conjunto e devem ser cuidados em sua totalidade. Por isso, neste mês as unidades da Atenção Primária à Saúde terão diversas ações realizadas pela equipe eMulti, priorizando informação, prevenção e cuidado. Se você é morador de um desses bairros (Açude, Coqueiros, Mariana Torres, Retiro 1, Santa Cruz, Santa Rita do Zarur, Santo Agostinho, Verde Vale, Vila Brasília, Vila Mury e Volta Grande), procure a equipe na sua unidade de saúde e desfrute da nossa programação”, convidou a coordenadora da equipe eMulti, a psicóloga Nathália Santos.