NOVA IORQUE
Uma operação histórica e gigantesca. Foi assim que a diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, descreveu o trabalho da agência de transportar a vacina contra a Covid-19 para crianças em todo o mundo.
Em comunicado, Henrietta Fore disse que o Unicef está pronto para executar a tarefa de levar a imunização a 92 países de rendas baixa e média em nome da iniciativa de vacinas Covax, e em parceria com a Organização Mundial da Saúde, OMS.
Aviões de carga
O transporte de 850 toneladas de vacina por mês deverá ocorrer em parceria com empresas aéreas de forma priorizada. A imunização deve ser levada em aviões de carreira e de carga, mas voos fretados também são uma opção em alguns países pequenos ou com dificuldades de acesso.
Um dos maiores desafios para a distribuição da vacina é o sistema de refrigeração e armazenamento das doses. O Unicef, a OMS e a Aliança de Vacinas Gavi produziram um guia sobre logística e fornecimento da imunização que deve ajudar os países a receberem, estocarem e gerenciarem as vacinas e produtos associados.
O pessoal de saúde deve ser treinado para executar todas as fases da operação.
Planos nacionais
Já em 2017, foram instalados alguns refrigeradores de vacinas em países de renda baixa e até o fim do próximo ano, o Unicef deve apoiar a instalação de 70 mil unidades. A imunização contra a Covid-19 precisa ser armazenada em temperaturas de 2 a 8 graus Celsius.
A agência da ONU também assiste governos com a preparação e execução de planos nacionais. Esta semana, o Unicef se reúne com mais de 300 especialistas em licitação de vacinas em todo o mundo para fortalecer os sistemas regulatórios e as redes de distribuição.
No próximo ano, o Unicef deve precisar de US$ 410 milhões para ajudar os países a entregar as doses, diagnósticos, instrumentos e tratamentos contra a Covid-19.
* Silas Avila Jr – Editor Internacional