VOLTA REDONDA
Por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex), o Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-Ferp), realizará no dia 27 de agosto o II Simpósio de Socieducação, em parceria com o Departamento Geral de Ações Socioeduativas (Degase). O evento, cujo tema será “Adolescência e o ato infracional – os desafios para possibilitar transformações”, terá início às 18h e acontecerá no Auditório Sylvio Shad, no campus Volta Redonda.
De acordo com o reitor do UGB-FERP, Dr. Francisco Sampaio, o simpósio tem como objetivo promover a sensibilização e a preparação desses adolescentes para o convívio social, como pessoas cidadãs e futuros profissionais, favorecendo sua integração à família e a sociedade.
“A proposta é de que no processo educacional se tenha como finalidade a formação para a cidadania, que a responsabilização do adolescente a quem foi atribuída autoria de ato infracional não se encerra com a sanção judicial, mas deve ser alcançada no decorrer das intervenções socioeducativas e ao longo do processo de conscientização e de desenvolvimento do adolescente”, afirmou Sampaio.
Além do reitor, a mesa do evento será composta pelo diretor do Degase, Dr. Vitor Hugo Poubel, a juíza da 1ª Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Volta Redonda, Dra. Lorena Paola Nunes Baccia, o promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e da Infância e Juventude de Volta Redonda, Dr. Leonardo Zulato Barbosa, e a coordenadora do PETI/Jovem Aprendiz, Larissa Russoni Pena.