ESTADO
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca comemorou hoje a possibilidade de retomada do protagonismo do Aeroporto do Galeão. O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França informou nesta terça-feira sobre a redução de voos a partir de outubro no Aeroporto Santos Dumont visando conter o esvaziamento do Galeão.
Tutuca lembrou de recente encontro com ministro Márcio França, o governador Cláudio Castro, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e ele, e disse estar confiante na retomada do protagonismo do Galeão. “Acredito que, muito por conta da força política da articulação do trade, nós temos conseguido alguns avanços, como a redução do fluxo no Santos Dumont já a partir de outubro desde ano. Já a partir de janeiro de 2024, a ideia é que o Santos Dumont passe a operar apenas voos para São Paulo e Brasília. Com isso, esperamos que a gente retome os voos de conexão para o Galeão, ampliando os voos internacionais”, apontou o secretário. O O Santos Dumont, no Centro, ficará, segundo o ministro, restrito a voos para os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Brasília. Com isso, o Galeão terá todos os voos para outros destinos.
Segundo dados, o Galeão, movimentou menos de seis milhões de passageiros no ano passado, mesmo tendo capacidade anual para mais de 30 milhões. Por outro lado, o Santos Dumont teve mais de dez milhões.
NO RIO
Ontem, o Conselho Estadual de Turismo (CET) do Rio de Janeiro se reuniu para debater pautas e apresentar os avanços do turismo fluminense. Na ocasião, os membros, liderados pelo secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, declararam apoio ao projeto da tirolesa do Parque Bondinho do Pão de Açúcar, que recentemente teve as obras paralisadas por uma ação judicial. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio, aconteceu no Morro da Urca e também debateu as principais ações da Setur-RJ e o 50º Congresso da ABAV, que acontecerá no Riocentro, de 27 a 29 de setembro.
“Estou à frente da Secretaria de Turismo desde janeiro, mas quero reafirmar aqui, perante o Conselho, minha felicidade em retornar à pasta. Sempre uma honra e um prazer atender um chamado do governador Cláudio Castro, que tem colocado todos os recursos necessários e apoiado todas as nossas iniciativas. Estamos avançando no trabalho pelo turismo em todo o Estado através dos projetos e ações da Secretaria e do trabalho conjunto com as prefeituras e o apoio de todo o trade turístico. E agora é hora de nos unirmos para dar nosso apoio ao projeto da tirolesa do Pão de Açúcar. Desde o primeiro momento que me foi apresentado o projeto, eu tive a certeza que era algo sério pelas pessoas e instituições envolvidas nele. Não tem nenhum aventureiro, são pessoas que têm responsabilidade com o seu negócio, com a cidade e com o estado do Rio de Janeiro”, disse Tutuca.