WASHINGTON
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou na noite desta segunda-feira, dia 23, via Truth Social, que Israel e Irã concordaram com um “cessar-fogo completo e total”.
Trump disse que o cessar-fogo começará “em aproximadamente 6 horas”, período durante o qual ambos os lados concluirão suas “missões finais”. Ele destacou que a primeira fase será iniciada pelo Irã, seguida por Israel cerca de 12 horas depois, e que ao fim de 24 horas o conflito será oficialmente encerrado.
Em sua publicação, Trump comemorou o acordo. “Congratulations to Everyone! … for 12 hours, at which point the War will be considered, Ended!” (Parabéns a todos! … por 12 horas, após as quais a guerra será considerada encerrada!)
Ele também agradeceu ao Irã por dar “aviso prévio”, o que permitiu que civis e militares se protegessem, e expressou esperança de que este fosse o fim da onda de violência.
A declaração marca um momento sensível após 12 dias de confrontos intensos, que envolveram bombardeios israelenses contra instalações nucleares no Irã, ataques de mísseis por parte de Teerã e uma série de bombardeios americanos, incluindo a primeira intervenção direta dos EUA na guerra, com o lançamento de bombas contra os centros nucleares iranianos.
Ainda não foram detalhados os mecanismos de monitoramento ou garantias de que o cessar-fogo será cumprido por ambas as partes. A comunidade internacional, ainda em estado de alerta, aguarda novas confirmações sobre se os combates realmente cessarão, bem como possíveis negociações diplomáticas que possam se seguir à trégua.