VOLTA REDONDA
Trinta e oito pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), que funciona na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no bairro Niterói, em Volta Redonda, receberam próteses novas entregues pelo centro nesta semana. Os dispositivos foram fabricados a partir das medidas e necessidades funcionais de cada indivíduo para ajudá-los a terem mais qualidade de vida. As últimas próteses foram entregues pelo setor em dezembro do ano passado.
Conforme o coordenador do CER III, Vladimir Lopes de Souza, durante as entregas, cada pessoa que irá receber o equipamento também realizará uma prova final do dispositivo. “Estamos entregando as próteses das avaliações realizadas no mês de abril. Essas próteses são destinadas aos usuários de 12 municípios da região, uma vez que Volta Redonda é referência nesse atendimento. Nem todos os pacientes podem utilizar uma prótese. Então os que estão aptos são agendados, de acordo com a disponibilidade da empresa responsável pela confecção das próteses”, explicou o coordenador.
ATENDIMENTOS
O Centro Especializado de Reabilitação, que funciona hoje na sede da SMS, no antigo Hospital Santa Margarida, atende pacientes com deficiências visual, física e intelectual de Volta Redonda e de outros 12 municípios da região.
Os pacientes são atendidos e acompanhados por uma equipe multidisciplinar, que se dedica à avaliação, prescrição, preparação, dispensação, adequação e treinamento para a entrega de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além de promover a autonomia do paciente e melhora da qualidade de vida.
NOVO CENTRO DE REABILITAÇÃO
Até o final do ano, o CER III passará a funcionar na Arena Esportiva da Voldac, nos moldes do Estádio da Cidadania, que une a parte esportiva a um complexo de saúde. Para isso, um dos prédios do complexo esportivo está sendo adaptado para atender Pessoas com Deficiência (PCDs) de toda a região, e vai contar com oficina ortopédica, onde serão confeccionadas órteses e próteses ajustadas.
As intervenções, em uma área de aproximadamente 2,1 mil metros quadrados, iniciaram no último mês de janeiro e o espaço já recebeu escadas em estrutura metálica, emboço das paredes e tubulação de combate a incêndio.