Smac leva educação financeira a usuários do Cras Retiro, em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) de Volta Redonda, em parceria com o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), promove nesta sexta-feira, dia 29, às 15 horas, uma oficina sobre educação financeira, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Retiro. A palestra é voltada para os adolescentes acima de 16 anos participantes do Projeto Novos Horizontes da Smac, e adultos, incluindo idosos.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPB) da Smac, Rosane Marques, a Branca, explicou que os jovens terão oportunidade de rever seus modos de tratar o assunto, não cair em tentação e se policiar para cuidar da saúde financeira e crescer. E os idosos também terão condições de avaliar e não se deixar endividar, usando seus recursos para cuidar deles próprios. “É muito importante contar com parceiros preocupados em dar condições às pessoas, e principalmente contribuir com o desenvolvimento social das famílias que estão no acompanhamento social da Proteção Básica. Famílias muitas vezes desgastadas no financiamento e sem caminho de solução. Apreender possibilidade de sair das dívidas e ainda buscar caminhos novos”, ressaltou Branca, acrescentando que o próximo passo é abrir agenda para apoio individual.

PALESTRA

A oficina sobre educação financeira será ministrada pela palestrante Giovanna Lyssa, que atua como Cooperativário – Agente Operacional II no Sicoob. “O objetivo é ajudar as pessoas em suas decisões financeiras. Escolhemos fazer essa parceria com a prefeitura para identificar os locais com a maior necessidade de implementação do tema”, explicou Giovanna, ressaltando que o apoio individual acontecerá a partir do dia 2 de maio, com a implantação do programa Clínica Financeira, com atendimento uma vez por mês.

A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, reforçou a importância da educação financeira para as famílias, principalmente para aquelas que utilizam os serviços oferecidos nos Cras. “A educação financeira ajuda a transformar uma comunidade. Queremos que todos participem, do jovem ao pessoal da Melhor Idade. E essa parceria vai reforçar e agregar ao trabalho já realizado nos Cras da nossa cidade”, concluiu Carla.

Deixe um Comentário