RESENDE
Os tutores de cães e gatos da região do Acesso Oeste de Resende terão acesso ao serviço de castração gratuita oferecido pelo Castramóvel. A triagem e marcação das cirurgias serão realizadas, até quinta-feira, dia 13. A partir de sexta-feira, dia 14, quando começarão a ser realizadas as cirurgias, os agendamentos estão sujeitos à disponibilidade da unidade.
O atendimento será voltado para moradores dos bairros Jardim Aliança 1 e 2, Jardim D’Oeste, Mirante da Serra e Morada da Montanha. Para garantir o atendimento, os tutores devem ser maiores de 18 anos e apresentar um documento oficial com foto, além do comprovante de residência.
O serviço de triagem e agendamento das cirurgias ocorrerá das 9 às 15 horas. No total, serão distribuídas 200 senhas para marcação das esterilizações. Os procedimentos serão realizados posteriormente conforme agendamento. O atendimento estará disponível no Jardim Aliança, na Avenida Construtor Clemente Barbosa, sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Cirurgias serão realizadas após triagem – Redes Sociais
O secretário de Saúde do município, Ricardo Graciosa, disse que o Castramóvel cumpre um papel muito importante nos cuidados com a saúde animal no município.” Através da castração, conseguimos evitar doenças que podem acometer os animaizinhos, além de prevenir ninhadas indesejadas. No mês de fevereiro, a Prefeitura de Resende realizou 70 cirurgias na Baixada Olaria, onde a unidade foi estacionada depois de uma pausa para a manutenção dos veículos. Esperamos que a população dos bairros atendidos no Jardim Aliança aproveite a oportunidade de garantir o procedimento para os seus bichinhos de estimação”, reforçou o secretário.
Importância da castração
A esterilização de cães e gatos é fundamental para o controle populacional dos animais, evitando o abandono e contribuindo para a saúde pública. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a castração também reduz o risco de doenças e melhora a qualidade de vida dos pets.
Para que os cães e gatos sejam triados, é necessário que tenham, pelo menos, seis meses de idade e estejam saudáveis. Animais com condições braquicefálicas (focinho achatado ou curto) não poderão ser submetidos à cirurgia.