BARRA MANSA
Com o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, os downloads de alguns aplicativos para treinar remotamente cresceram consideravelmente. Embora o ‘boom’ atual dos aplicativos de exercícios e de academias possa ser atribuído ao isolamento social, às aulas online requerem atenção.
De acordo com a Personal e educadora física Michely Souza os aplicativos e as aulas online vieram para ficar. “A modalidade é benéfica quanto às aulas presenciais e não há mais motivos para o indivíduo não se exercitar. Mas é preciso procurar por um profissional em educação física para obter orientações para não realizar o treino de forma errônea, provocando danos à saúde”, orienta.
De acordo com ela, os treinos online trazem como beneficio: a saída do sedentarismo, otimização de tempo; melhor qualidade de vida; treinos individualizados e com mudanças frequentes na tabela de treino; flexibilidade de horário e a vantagem poder treinar em qualquer lugar. “Mas é preciso usar tênis e roupas adequadas, fazer alongamentos, ter atenção e concentração ao que se está fazendo e não exagerar nos treinos só porque está em casa. Prestando atenção na postura, se evita lesões, pois alguns exercícios são de grau elevado de complexidade e devem ser executados de forma correta, pois isso a necessidade da supervisão de um educador físico”, analisa.
Por conta da pandemia, a personal precisou se reinventar. “As aulas na academia onde eu ministrava as aulas presenciais ficou fechada por muito tempo, antes da flexibilização, então a solução foram os treinos online e os alunos gostaram tanto da ideia que alguns estão preferindo os treinos online a voltarem para a academia neste momento”, cita.