RIO DE JANEIRO/RIO CLARO
O Comitê Guandu/RJ e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) realizaram no último dia 11 deste mês, no Rio de Janeiro, a cerimônia de entrega dos projetos de esgotamento sanitário para oito municípios (Paracambi, Queimados, Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Piraí, Seropédica, Itaguaí e Miguel Pereira) e de lançamento de editais para a elaboração dos projetos para outros seis da Região Hidrográfica II (RH II) – Guandu, entre eles Rio Claro. No município, as ações serão focadas no tratamento de esgoto na zona rural.
Rio Claro foi representado pelo prefeito José Osmar de Almeida e por Cid Magalhães Silva Júnior, que foi secretário de Meio Ambiente e Agricultura no exercício de 2017.
Os projetos de esgotamento sanitário foram desenvolvidos de forma descentralizada por meio de Termos de Cooperação Técnica firmados entre a Cedae e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com verbas do Comitê Guandu/RJ provenientes da cobrança pelo uso de recursos hídricos, como determina a Lei estadual nº 5.234/2008, para os municípios da RH II.
Além de aumentar a qualidade de vida atual e futura dos habitantes da região, a execução dos projetos diminuirá a carga poluidora lançada nos corpos hídricos afluentes à captação da maior estação de tratamento de água do mundo, que abastece a região metropolitana do Rio de Janeiro.
Na ocasião, também foram lançados os editais que permitirão contemplar o desenvolvimento, em até 360 dias, dos projetos em Mangaratiba, Japeri, Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes.