BARRA MANSA
Nesta semana, o vereador Jefferson Mamede (PSC) protocolou na Secretaria de Ordem Pública um ofício solicitando informações e a cópia, de inteiro teor, sobre o contrato de concessão no qual conste a relação das linhas e horários que as empresas de transporte coletivo aplicam na cidade. Isso, devido as constantes reclamações da população acerca do transporte público.
O vereador contou que os usuários apontam que algumas empresas teriam suprimido linhas e horários na cidade, trazendo prejuízos a quem necessita do serviço. “Fomos até à Secretaria de Ordem Pública buscar informações e depois de avaliar este contrato, e entender o que está acontecendo, nós tomaremos as medidas necessárias. Se houver linhas e horários que estavam previstos no contrato e foram suprimidos, lutaremos para que sejam restabelecidos”, disse o vereador.
De acordo com Mamede, a defasagem no transporte público do município pode ser observada desde o início da pandemia e entre as principais reclamações dos usuários estão os atrasos constantes de ônibus, em diferentes bairros da cidade, a superlotação e a escassez de algumas linhas. Conforme ressalta o vereador, a avaliação do contrato será importante para fundamentar a discussão em torno desses problemas, considerando que é nele que constam as responsabilidades das linhas e horários. “O que estiver no contrato precisa ser cumprido. Mas, para que façamos uma discussão responsável, precisamos conhecer os termos do contrato para não sermos levianos e não responsabilizar o sistema de transporte ou as empresas concessionadas sobre algo que não está estabelecido. E eu preciso também conhecer o que está pactuado, para assegurar que o direito do usuário seja atendido”, finalizou o vereador.