ANGRA DOS REIS
Novas embarcações, mais rápidas e modernas, novos ancoradouros, melhores condições de transporte para idosos, pessoas com deficiência e doenças crônicas, uma melhor comunicação entre Estado, Prefeitura e moradores para que a população possa entender melhor o projeto e seu andamento e a criação. A criação de um banco de dados com as informações do transporte gerando mais transparência. E, fundamentalmente, mais opções de horários das barcas, permitindo uma maior flexibilidade de horários para os moradores da Vila do Abraão.
A longa lista foi criada a partir da participação dos moradores da Ilha Grande, principais interessados na melhoria do transporte aquaviário intermunicipal entre a Ilha, o continente de Angra e a cidade de Mangaratiba – esta, hoje, é a única linha existente. Neste trajeto, a Ilha Grande é apenas uma “parada” entre o continente e os dois municípios.
A participação da população insular na construção do próximo modelo de gestão para o transporte que envolve a localidade vem sendo uma prioridade para a Prefeitura que, desde a primeira Audiência Pública para definir a nova proposta de modelo para a concessão do transporte aquaviário no estado, em agosto de 2022, trabalhou incessantemente para que uma audiência fosse realizada na Vila do Abraão.
Nesta quinta-feira, 20 de outubro, a audiência reuniu a população que não deixou de expressar suas opiniões e fazer suas demandas para as equipes que participarão do desenvolvimento do projeto. “Essa audiência é muito importante, principalmente sendo realizada na Vila do Abraão. A população precisa ser ouvida e suas demandas devem ser atendidas. A nossa expectativa é que se faça uso de tudo que foi solicitado e que o material apresentado sirva como base para a formulação do projeto”, destacou Carlos José Medeiros, morador da Vila do Abraão.
A participação dos moradores, com diversas ideias e propostas, foi o ponto alto do encontro. “Ouvir a população permite construir um modelo sustentável, tanto para o meio ambiente quanto para os moradores, pois precisamos de conforto e qualidade no serviço de transporte”, disse César Américo, morador da Vila do Abraão.
O Secretário Executivo da Ilha Grade, Carlos Kazuo, destacou o impacto que esse engajamento gera para o desenrolar do projeto. “A etapa de hoje é muito importante, pois permite que seja elaborado um projeto em conjunto com a comunidade. É um momento único e que é fundamental para os próximos passos do projeto realizado pelo Estado. Na tarde de hoje, a participação dos moradores foi muito significativa e com um engajamento recorde quando comparamos com as outras audiências públicas”, destacou Kazuo.
Além das propostas apresentadas, o encontro serviu para que Secretários de diversas pastas da Prefeitura acompanhassem o andamento do projeto mais de perto e assim possam trabalhar de uma maneira eficaz para que seus setores auxiliem a Ilha Grande. “Hoje, os moradores e o turismo estão sendo beneficiados. Ações em parceria com o Estados e com os moradores, permitem que um turismo seguro e organizado seja oferecido para todos”, finalizou o Presidente da TurisAngra, Marc Olichon.