Fizemos um planejamento e, foi um dos pedidos do governador Cláudio Castro quando me convidou, que de fato interiorizasse a promoção do turismo no Estado. Reconhecemos que temos nossa capital que é a grande vitrine, mas temos tesouros no interior com destinos turísticos muito belos
ESTADO/SUL FLUMINENSE
Gustavo Tutuca assumiu no final de novembro de 2020 a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). E isso quando a pandemia de Covid-19 ainda era desconhecida, sem previsão da vacinação, restando o desafio de ingressar numa pasta onde a locomoção de pessoas seria fundamental para fomento do setor. As dificuldades já eram e seriam inúmeras, mas Tutuca aceitou a missão e passados quase 14 meses, pouco mais de um ano, conta que os frutos já podem ser colhidos.
Ele provavelmente deixará a secretaria no início de abril devido ao período de desincompatibilização, por conta do ano eleitoral, para retornar à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), onde é deputado estadual. Tutuca está em seu terceiro mandato e se licenciou para assumir a secretaria. Passado esse tempo, destaca que todo o caminho trilhado culminará, com a continuidade das ações planejadas e em andamento, na entrega no final deste ano de um interior do Estado mais qualificado no turismo, com reconhecimento nacional e internacional, além de grande aumento de fluxo turístico.
Em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, Gustavo Tutuca fez um balanço do que fez desde quando assumiu a secretaria e os projeto futuros. “Sabíamos que seria difícil, estávamos vivendo uma pandemia quando assumi, muitas previsões feitas na época não se concretizaram devido a vacina e vivíamos mesmo naquele momento uma situação de muito desconhecimento. Fizemos um planejamento e, foi um dos pedidos do governador Cláudio Castro quando me convidou, que de fato interiorizasse a promoção do turismo no Estado. Reconhecemos que temos nossa capital que é a grande vitrine, mas temos tesouros no interior com destinos turísticos muito belos”, lembrou o secretário.
APROXIMAÇÃO DO INTERIOR COM QUALIFICAÇÃO
Paralelo a esse entendimento, a Secretaria de Estado de Turismo iniciou uma série de ações visando qualificar e se aproximar do interior. Foi feito inicialmente o 1º Encontro de Gestores Públicos de Turismo, realizado em Niterói. Depois, elaborados fóruns para acontecerem nas 12 regiões turísticas. Eles já foram realizados em quatro delas – Vale do Café, Costa do Sol, Serra Verde Imperial e Costa Verde. “Nesses fóruns debatemos os gargalos e necessidades, levamos palestrantes para debater novas ideias, nos aproximando dos gestores e discutindo as particularidades de cada região”, apontou, lembrando que dos 92 municípios já visitou 87 e até fevereiro completará toda a lista.
Tutuca ainda lembrou que criaram núcleos de Atendimento do Turismo Fluminense, uma consultoria de forma online, para esclarecimentos aos gestores das cidades. “Isso ainda no auge da pandemia fizemos atendimentos a 25 municípios”, lembrou o secretário, ressaltando ainda outras ações, como a ampliação do Programa de Excelência e Gestão do Turismo Fluminense; qualificação de 300 gestores de 73 cidades; o Programa de Capacitação para os vereadores do estado atualizando o que foi feito em termos de lei para que possam aplicar nos respectivos municípios; além das Carteiras Nacionais de Artesãos que estavam paralisadas (foram quase mil emitidas no ano passado).
TURISMO PRESENTE
Nesse mês, a Secretaria de Estado de Turismo e a Secretaria de Estado de Cidades lançaram o Programa Turismo Presente, que prevê obras de infraestrutura turística no estado do Rio de Janeiro. Serão ações voltadas para melhoria da infraestrutura turística regional e municipal. Segundo Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo, o projeto inicial é da ordem de R$ 100 milhões já autorizados dentro do Plano Anual de Contratações (PAC). “Nunca existiu um programa estadual desse nível. Identificamos necessidades das cidades e agora as prefeituras vão enviar os projetos dos seus interesses. Uma cachoeira bonita pode ser um atrativo, mas a grande diferença para transformar esse atrativo em produto turístico é promover infraestrutura para o turista. Nosso planejamento inicial foi reconhecer os problemas, qualificar os gestores e destinos do interior, além de fazer uma grande campanha de promoção de todo o nosso estado. Com as medidas de flexibilização tudo isso começou a dar frutos”, disse o secretário Tutuca, enfatizando que os feriados do final do ano já demonstraram, com mais de 90% de ocupação hoteleira em todo o estado.
Além disso, outra ação da Secretaria de Estado de Turismo é um programa de sinalização turística, outro gargalo identificado no Estado. “Fizemos a licitação de mais de R$ 60 milhões em sinalização turística e vamos continuar com nosso trabalho de promoção do turismo. Além do turismo nacional, vamos expandir agora para o internacional para atrair o turista do hemisfério norte no segundo semestre deste ano”, completou.
O Projeto Verão é uma novidade a ser lançada pela Secretaria de Estado de Turismo. Será a partir do dia 27 deste mês em dois pontos, um fixo e outro itinerante. Em Copacabana será o ponto fixo, onde será instalado um contêiner com um espaço interno e no terraço para fotografia da paisagem. Um drone fará uma foto aérea da pessoa. O itinerante percorrerá oito pontos de interesse turístico no estado, nos mesmos moldes, começando pela região da Costa do Sol e terminando na Costa Verde no dia 27 de março. A ideia é difundir o turismo em cada local, criando proximidade com cada região e marcando as belezas naturais.