Terra rica em belezas naturais que encantam

0

RESENDE

Resende é uma das mais belas cidades turísticas do Rio de Janeiro, possui destinos que oferecem paz, tranquilidade, em meio a belos cenários com natureza exuberante e preservada com suas matas, rios, cachoeiras, ar puro, fauna e flora. Entre os destaques estão Visconde de Mauá, situado a 1,2 mil metros acima do nível do mar, na Serra da Mantiqueira. Região de belezas naturais, montanhas, bosque de araucárias, cachoeiras e rios cristalinos. Naquela região fica a formação rochosa Pedra Selada, inserida no Parque Estadual da Pedra Selada, distante aproximadamente 12 quilômetros da vila de Visconde de Mauá, na direção de quem vai para os povoados de Campo Alegre e Rio Preto.

O município conta ainda com a APA da Serrinha do Alambari, Vila da Fumaça, Engenheiro Passos, Jacuba, Vargem Grande e Bagagem, que tem como atrativos o Cruzeiro, um altar de madeira no alto da colina e ainda a Igreja Nossa Senhora Aparecida e a Igreja São Sebastião, construída em 1936. A cidade também concentra parte dos atrativos do Parque Nacional do Itatiaia, afinal, o maciço situado na Serra da Mantiqueira abrange os municípios de Itatiaia e Resende (distrito de Engenheiro Passos) e também Bocaina de Minas e Itamonte, no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% do seu território. O ponto culminante é o Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros de altitude.

Os atrativos e belezas da história da cidade também estão presentes em Campos Elíseos e no Centro Histórico, onde ficam, por exemplo, a antiga Estação Ferroviária com a réplica da Maria Fumaça, a Ponte Nilo Peçanha (Ponte Velha), um marco histórico da cidade. A travessia sobre o Rio Paraíba do Sul inaugurada em 1905, pré-fabricada em estrutura metálica importada da Bélgica e trazida de navio. O nome, Nilo Peçanha, é uma homenagem ao Presidente da época que veio a Resende especialmente para a inauguração.

Outros atrativos históricos são a Câmara Municipal e a Casa da Cultura que já foi inclusive sede da prefeitura e cadeia pública. No Paraíso fica ainda a Casa do Expedicionário, memorial para relembrar a atuação dos soldados da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Na entrada da cidade está a Fazenda do Castelo, construída na época do período colonial. Resende tem nas Igrejas Matriz de Nossa Senhora da Conceição, do Rosário e Senhor dos Passos, as construções mais antigas da cidade. A Igreja Matriz, por exemplo, está situada na Praça Oliveira Botelho, no Centro, e teve sua construção iniciada em 1756 e a inauguração ocorreu em 1813. Em 1945, a Igreja foi praticamente destruída por um incêndio e reconstruída anos depois graças às doações de fiéis.

Ainda no centro, fica o Mercado Municipal atual sede do Espaço Z, prédio construído no início do século XX. E na Praça do Centenário fica o Palacete, construído no século XIX, que foi propriedade do padre Marques da Mota e considerada a residência mais confortável da cidade naquela época, tanto que por isso hospedou a Princesa Isabel e o Conde D’Eu, quando visitaram Resende em 1868. O Palacete também hospedou vários governadores de estado e até hoje o prédio mantém o estilo arquitetônico.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !