BARRA DO PIRAÍ
O telhado da Catedral de Sant’Ana será restaurado. A informação foi dada pelo prefeito Mario Esteves (PRB), ressaltando que o processo de licitação das obras já está em fase final. A previsão é que no início de 2020 as obras comecem. A verba, R$ 306 mil, foi obtida através de emenda parlamentar de autoria de Chico Alencar (Psol), quando ainda era deputado federal em 2018 e liberada neste ano.
A Catedral de Sant’Ana tem 138 de fundação e passou a categoria de catedral em 4 de dezembro de 1922. Na última semana, dia 4, a sede episcopal completou 97 anos. A obra será realizada por uma parceria entre a prefeitura e a Cúria Diocesana e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Após mais de um século sem nenhum tipo de restauração, algo que era um desejo de membros da igreja Católica e, ao mesmo tempo, necessidade de preservação de um patrimônio, acabou saindo do papel. Em visita a Brasília, o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, conseguiu, junto ao Ministério da Cidadania, tal liberação deste convênio, que visa obra de restauro de todo o telhado e da torre sineira. “Essa parceria com o Ministério da Cidadania só foi possível porque a gestão conseguiu priorizar as contas públicas, e uma das ações foi a de tirar o nome da Prefeitura de Barra do Piraí do CAUC, conhecido como o banco de dados de prefeituras que possuem restrições; uma espécie de SPC dos municípios. Assim, com esta parceria, que envolveu também o Iphan, este sonho vai sair do papel. A infiltração – que está ajudando a corroer parte da Catedral -, será contida, preservando este bem religioso, e tombado pelo Patrimônio Histórico”, frisa o prefeito Mario Esteves.