Sul Fluminense registra bons índices na abertura de novas empresas abertas no primeiro semestre do ano

Por Franciele Aleixo
b 41 cf economia estado recorde histórico de novas empresas abertas no primeiro semestre do ano iam martins (1)

ESTADO/SUL FLUMINENSE

A economia do Estado do Rio de Janeiro alcançou um marco histórico no primeiro semestre de 2025. De janeiro a junho, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) registrou a abertura de 42.927 empresas, o maior número já computado em um primeiro semestre nos 216 anos da autarquia. O total representa um crescimento de 16,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram abertas 36.843 empresas, e um aumento de 15,5% em relação ao antigo recorde, estabelecido em 2022, com 37.167 novos negócios.

Entre os municípios que mais abriram empresas no primeiro semestre deste ano na região Sul Fluminense estão Volta Redonda (736), Resende (378), Angra dos Reis (366), Barra Mansa (361).

A marca de 2025 foi alcançada após o registro de 6.516 empresas no mês de junho. O número ficou muito próximo do recorde do mês, alcançado em 2024, com 6.597 novos negócios abertos. Ao todo, a Jucerja já registrou quatro recordes mensais neste ano: em janeiro (7.164), fevereiro (8.385), março (7.089) e maio (6.943).

As principais atividades dos novos empreendimentos refletem a diversidade do ambiente de negócios fluminense. Lideram o ranking os serviços de escritório (1.497), consultórios de psicologia e psicanálise (1.226), consultórios médicos (1.165), comércio de vestuário (1.081) e restaurantes (986).

O governador Cláudio Castro destaca que o estado se tornou um local favorável. “O ambiente de negócios no Rio de Janeiro, cada vez mais favorável para quem quer empreender, é resultado de uma política consistente de estímulo ao empreendedorismo, de modernização dos serviços públicos e de segurança jurídica. Quando o poder público atua promovendo as condições necessárias para que o setor produtivo cresça, gere empregos e contribua para o desenvolvimento sustentável do estado, os resultados aparecem”, comenta.

O desempenho recorde no primeiro semestre mostra como a Jucerja tem atuado, na prática, para tornar o ambiente de negócios mais simples e acolhedor para quem quer empreender.

Já o presidente da Jucerja, Sergio Romay, destaca que com processos cada vez mais simplificados, a autarquia vem contribuindo para o crescimento da economia fluminense. “Este é um resultado que confirma a solidez do ambiente empreendedor fluminense. Cada nova empresa representa um impulso para a economia, com mais empregos, oportunidades e arrecadação. A atuação da Jucerja tem sido pautada pela modernização dos serviços e pelo compromisso com a desburocratização, o que vem tornando o Estado do Rio cada vez mais atrativo para quem deseja empreender”, afirma.

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos