Sindicato da Construção Civil solicita mediação do MPT com o Sinduscon

Objetivo é resolver o impasse na assinatura da convenção coletiva, sem prejuízo para a categoria

Por Andre
a voz da cidade

SUL FLUMINENSE

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Volta Redonda e região informou que solicitou ao Ministério Público do Trabalho uma mediação com o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sinduscon) Sul Fluminense, buscando resolver o impasse na assinatura da convenção coletiva, sem prejuízo para a categoria.

O sindicato comunicou ao Sinduscon que retirou a cláusula que previa o desconto de 5% no vale-alimentação (cesta básica). Em contrapartida, solicita que o trabalhador não seja mais penalizado com a perda do vale-alimentação mensal quando apresentar atestado médico superior a três dias.

A principal reivindicação do sindicato neste momento é garantir ao trabalhador o direito de manter o benefício mesmo em casos de atestados médicos prolongados. Com o avanço de doenças como Covid, Dengue, H1N1 e conjuntivite, o trabalhador que apresenta atestado com mais de três dias tem sido penalizado com a perda do vale-alimentação, algo que o sindicato busca corrigir.

O impasse

A cláusula referente ao desconto de 5% no vale-alimentação foi aprovada em assembleia no dia 24 de maio, com 84,13% dos votos de 750 trabalhadores. Ao contrário do que tem sido divulgado, essa cláusula não é uma exigência recente do sindicato, mas sim uma decisão da categoria em assembleia. No entanto, o sindicato destaca que está disposto a retirar o desconto e resolver o impasse, desde que o Sinduscon se comprometa a não penalizar os trabalhadores que apresentarem atestados médicos, independentemente do número de dias.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos