PORTO REAL
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda do município está realizando o treinamento dos servidores que vão atender o público na Casa do Trabalhador, que ficará localizada na Estrada Floriano Porto Real, próximo a entrada do bairro de Fátima.
A Casa do Trabalhador é um programa do Governo do Estado, criado em 2013, através da Lei nº 6.611/2013, que visa beneficiar cidadãos fluminenses com apoio, orientação, informação, capacitação, qualificação, intermediação de mão de obra e encaminhamento para atividades de geração de renda com a finalidade de promover a inclusão laboral, produtiva e social.
O programa passou por uma reformulação e agora tem um novo modelo que pretende dar continuidade aos serviços prestados à população no âmbito do Programa Casa do Trabalhador, e conta com adaptações importantes na estrutura física, oferta de serviços e metodologia dos atendimentos.
A Casa do Trabalhador funciona junto com a prefeitura e em parceria com instituições qualificadoras como a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), entre outros, visando o oferecimento de cursos, palestras e oficinas dos mais diversos assuntos, em atendimento às exigências do mercado de trabalho e o potencial da região a qual a pessoa está inserida.
Segundo a Secretária de Trabalho e Renda, Viviane Gonçalves, são 16 colaboradores entre coordenadoria, atendimento ao público e agentes do trabalho em campo, que realizaram o processo de aprendizado através do APP da Secretaria Estadual de Trabalho do Rio de Janeiro (SETRAB/RJ) sob a direção da Coordenadora das Casas do Trabalhador no Estado, Andréa Mirco. O treinamento foi realizado na terça-feira, dia 15. “Os servidores já estão preparados para realizar um bom atendimento à população na Casa do Trabalhador. Agradecemos a equipe técnica da SETRAB/RJ por todo o treinamento dado aos nossos colaboradores”, disse a secretária.
O prefeito Alexandre Serfiotis frisou que a Casa do Trabalhador é mais um passo importante no sentido de buscar a melhoria da qualidade profissional da população, pois será um grande apoio aos trabalhadores na busca pela inserção, reinserção e manutenção no mercado de trabalho. “A equipe está pronta para realizar os atendimentos e ajudar em todos os assuntos referente ao mercado de trabalho”, completou Serfiotis.