Secretário de Turismo Otávio Leite visita Vassouras

0

VASSOURAS

O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, o ex-deputado Otávio Leite, esteve em Vassouras no último dia 9 de agosto para cumprir uma agenda bem extensa e diversificada. Acompanhado do secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Wanderson Farias, ele visitou uma fazenda histórica, a fazenda Cachoeira Grande (que pertenceu ao Barão de Vassouras), conheceu o Mirante Imperial, o campus da Universidade de Vassouras e as instalações da Cervejaria Escola que funciona na universidade desde o ano passado e ao final do dia participou de uma cerimônia na Câmara de Vereadores, com abertura do Quinteto Imperial que simbolizou a posse solene do Conselho Municipal de Turismo, a entrega das carteiras dos artesãos.

Ainda sobrou um espaço na agenda para participar da abertura do II Festival de Cultura Cervejeira de Vassouras, o CerVas 2019, que pelo segundo ano consecutivo movimento o calendário de eventos da região. Durante a cerimônia o secretário recebeu das mãos da vereadora Rosi Farias uma moção de aplausos pelo trabalho realizado na secretaria de turismo do estado.

Otávio Leite disse que Vassouras também poderia pleitear, assim como Paraty e outros lugares do Brasil, o título de patrimônio cultural da humanidade. Algo que foi de encontro a uma vontade do secretário Wanderson que já está preparando um dossiê com os motivos pelos quais Vassouras deveria ostentar esse título. Otávio Leite se colocou à disposição para brigar por isso. “Temos uma história muito rica, um papel fundamental num ciclo importante da economia brasileira, que foi o primeiro ciclo do café, um resquício material muito vivo desse momento seja por meio dos casarões históricos tombados ou por meio das antigas fazendas de café, sem contar nossa cultura popular por meio da folia de reis, do jongo, do calango, da caninha verde e de outras manifestações. Acho que são motivos muito fortes para sonhar com o título”, falou Wanderson.

O prefeito Severino Dias participou do evento na Câmara e fez questão de lembrar as belezas e o potencial do turismo vassourense. “Que me perdoem as outras cidades, mas Vassouras é o município mais bonito do Brasil. Nossa maior vocação é o turismo e estamos apostando todas as fichas nele”, apontou.

O secretário Otávio Leite disse que quer ser parceiro de Vassouras, e confessou ter se surpreendido com os atrativos e com a riqueza do patrimônio cultural vassourense, lembrando uma frase que o governador Wilson Witzel tem usado com frequência para se referir ao turismo do estado do Rio de Janeiro. “Lembrando aqui as palavras do nosso governador, o turismo é o novo petróleo do Rio de Janeiro. Temos riquezas naturais, culturais, um litoral belíssimo, montanhas, serra, enfim. um conjunto imenso e diverso de atrativos. Temos que trabalhar isso. Vassouras, assim como Paraty e como Ilha Grande precisa também receber o título de patrimônio da humanidade. Conte comigo para alcançarmos esse fim”, falou Otávio Leite. Ele parabenizou o trabalho desenvolvido por Wanderson Farias e a equipe do turismo à frente da secretaria, ressaltando que a repercussão desse trabalho já ultrapassou as fronteiras do município e que estava orgulhoso dos resultados.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !