Por Yuri Melo
O peladão dourado mais cobiçado do cinema está chegando! Bora falar rapidinho de cada um dos principais filmes indicados!
Nesse domingo (12/03) acontece a premiação do Oscar 2023, sem dúvida o maior prêmio do cinema internacional, depois da cerimônia do ano passado ser marcada pelo tapa da cara que o Will Smith deu no Cris Rock o que será que nos espera esse ano? As surpresas e apresentações que vão ter a gente não consegue prever, mas bora falar um pouquinho sobre os filmes que estão indicados?
Como são muitos filmes em muitas categorias vou me concentrar na categoria principal Melhor Filme, e falar um pouco sobre algumas outras com mais relevância.
Vamos lá! Indicados a melhor filme:
Nada de novo no front – O longa da Netflix chamou muita atenção nesse último ano, com uma visão realista e dramática da guerra ele tem um ritmo lento que chega a ser entediante, porém isso não é uma coisa ruim, porque o filme quer transmitir essa sensação, mostrar que a guerra não era aquela aventura que se mostrava nos filmes. Se você gosta de filmes de guerra sem dúvida é uma excelente pedida, você vai ver algo que foge da fórmula já conhecida.
Avatar: O caminho da água – Esse já tem até crítica aqui na coluna! O espetáculo visual criado pelo diretor James Cameron rendeu a indicação de melhor filme, mas não rendeu a de melhor diretor! O mérito desse longa está todo na parte técnica, ele chega sem muitas chances de vencer.
Os Banshees de Inisherin – Uma comédia sobre o fim de uma amizade que tem levado muitos prêmios nos grandes festivais de cinema. Com Colin Farrel brilhando nesse filme nós podemos nos divertir e nos emocionar com uma história autêntica que passeia pelo absurdo e pela solenidade de uma maneira deliciosa! Sem dúvida um dos melhores filmes pra se assistir do Oscar desse ano.
Elvis – A brilhante cinebiografia do Rei! Com atuações maravilhosas, uma fotografia interessante e esforçada, esse longa acompanha a carreira de um dos maiores nomes da música no mundo! Sendo fã ou não do Rei vale muito a pena ver esse filme!
Tudo em todo o Lugar ao Mesmo Tempo – Então vamos falar dele que é sem dúvida o favorito da noite. É muito pouco provável que o peladão dourada vá para outro filme, se não esse aqui! Uma história completamente surtada e deliciosa, o caos perfeito, sem dúvida nenhuma uma das experiencias mais diferente que já tive em um filme. Com uma história original e envolvente, nós acompanhamos uma trama que fala sobre amor, aceitação, respeito e destino, tudo isso com um ritmo frenético e uma montagem perfeita! Esse filme ainda deve ganhar muitos outros prêmios na noite!
Os Fabelmans – A autobiografia de Steven Spielber é o que o Oscar adora, um filme falando sobre a própria indústria do cinema, mas o diretor de E.T se supera nesse longa e faz isso de uma maneira linda e apaixonada, juntando a sua própria história ao caminho da sétima arte, uma jornada incrível e emocionante bem ao estilo de Spielber, vale muito ver!
Tár – Em um drama sobre poder Cate Blanchett arrasa na atuação e é a favorita ao prêmio de melhor atriz! Tár é o típico filme de Oscar, mas isso não é demérito, com uma direção impecável e uma atuação que entra pra história, esse filme vai te emocionar e te fazer pensar muito. Um filme que acompanha uma maestrina em sua carreira na música mostrando a exploração no mercado e nas relações. Não deve ganhar o prêmio principal, mas merecia muito.
Top Gun: Maverick – O filme que mais gostei de assistir ano passado, uma continuação que não imagina que queria, mas descobri que queria muito. O novo Top Gun é nostálgico na medida certa, com uma trama interessante e urgente na medida certa, além de ser um espetáculo visual e de direção com as cenas gravadas dentro dos caças. Tom Cruise sem dúvida se supera nesse filme e nos entrega uma experiencia maravilhosa de se ver! Gostaria muito que ganhasse, mas deve levar apenas algumas categorias técnicas. Se você ainda não viu, veja!!
Triangulo da Tristeza e Entre Mulheres – Confesso que esses dois filmes eu não consegui ver a tempo, eles chegam nessa categoria sem muitas chances, mas com certeza devem levar em outras categorias como Roteiro. Os dois chamaram muito atenção nos festivais e foram muito elogiados. Se você já viu vai lá no meu insta @melo.photos e me conta o que achou!
Menções Honrosas:
A baleia – Um dos filmes mais impactantes que já vi, não entrou na categoria principal, mas a atuação de Brendam Fraser é algo que vai ficar marcado na história do cinema mundial, com certeza o Oscar de melhor ator é dele! Esse longa conta uma história delicada que nos atinge de várias maneiras e com uma atuação muito sutil e forte Fraser nos emociona a todo momento. Esse é um filme obrigatório de se ver!
Pinóquio de Guillermo Del Toro – Uma releitura de um clássico que já está extremamente desgastado! São tantas versões do mentiroso de madeira que confesso que eu já estava desacreditado que poderia vir alguma coisa nova e boa, mas, Del Toro mais uma vez se supera e faz uma das suas melhores obras. Com uma adaptação cheia de subjetividade e com uma delicadeza incrível, Guillermo nos leva a um passeio na Itália fascista e cria muitos paralelos com a atualidade além de críticas a nossa sociedade sutis e reais. Um filme com muitas camadas para ser visto e apreciado com calma!
Pronto gente!! Ta ai! Um compilado de vários filmes do Oscar 2023 pra te ajudar a decidir o que ver antes de domingo! Bora fazer uma pipoca pegar aquele guaraná e curtir a maior premiação do cinema!