VOLTA REDONDA
O secretário Municipal do Meio Ambiente, Mauricio Ruiz acompanhado da servidora responsável pelas áreas verdes da cidade, Ana Carolina Monteiro, participaram de reunião on-line, nesta sexta-feira, dia 12, com o coletivo ambiental do projeto da pedreira desativada da Voldac.
A equipe ligada ao Movimento pela Ética na Política (MEP) apresentou ao secretário a proposta de criação da Unidade de Conservação na categoria de Monumento Natural. Os trabalhos foram coordenados pela geóloga, Silvia Real e pelo biólogo, Fernando Pinto.
No final da apresentação e debates, o secretário parabenizou o grupo de voluntários e solicitou o relatório técnico da justificativa de criação. Ele assumiu a responsabilidade de apresentar a proposta ao prefeito Samuca Silva para o quanto antes chamar uma consulta pública de modo remoto com a população de Volta Redonda. Dado esses passos, seria criada a Unidade de Conservação via decreto municipal.
“Os 20 participantes do encontro, consideram um avanço importantíssimo do trabalho que vem sendo desenvolvido desde final de 2018”, disse Silvia Real, salientando que estiveram presentes ambientalistas, cientistas e estudantes de universidades e colégios técnicos (UGB, UFF, UFRJ, UNIFOA, IFRJ, Colégio Estadual Rondônia, entre outras), além de moradores da região que contribuem desde o início no projeto.