BARRA MANSA
A equipe da Secretaria de Finanças de Barra Mansa tem o desafio de conhecer bem as receitas e as despesas da Prefeitura, a fim de manter o equilíbrio financeiro e econômico do município. Para uma melhor gestão dos processos, o secretário responsável pela pasta, Leonardo Ramos de Oliveira, providenciou a reestruturação do setor, com pessoas capacitadas sob requisitos técnicos. Agora, a Secretaria se prepara para estreitar a relação com o munícipe, através do serviço de Ouvidoria da pasta, que será implantado neste mês de novembro.
“O intuito é de aproximar os munícipes dos atendimentos e serviços que a pasta proporciona, além de promover uma integração entre as Secretarias Municipais e reduzir custos. Esse contato direto é importante para esclarecer dúvidas, ouvir sugestões e contribuições. Queremos atender o cidadão em sua plenitude, dentro das regras que competem à lei”, explica o secretário, adiantando que a Ouvidoria da Secretaria de Finanças deve ser implementada até o fim deste mês.
Além deste contato com o munícipe, Leonardo Ramos explica que também quer agilizar ainda mais os processos. “Até dezembro, vamos criar o pagamento de taxas e tributos via Pix, tudo isso para facilitar a vida do cidadão. Além dessa agilidade, também buscamos a implementação de um sistema de processos e documentos digitais. O carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por exemplo, será apenas digital em 2022. Isto vai gerar economia para o município, que poderá ser revestida em investimento a outras secretarias”, adiantou o secretário.