ITATIAIA
O secretário de Saúde do município, Luiz Eduardo Saldanha, anunciou nesta quarta-feira, dia 3, que as unidades de saúde serão equipadas com câmaras frias. Ele informou que a Secretaria de Saúde recebeu na segunda quinzena de dezembro 18 câmaras frias, destinadas para armazenamento e conservação dos imunobiológicos usados na Atenção Básica do município e na Sala de Vacinas da Policlínica, além da Farmácia Municipal e Laboratório e Farmácia do Hospital Dr. Manoel Martins de Barros.
Com a instalação dos equipamentos, Itatiaia passará a dispor de uma rede de refrigeração de vacinas, que garante a manutenção da qualidade dos imunobiológicos repassados pelo Ministério da Saúde a estados e municípios para a vacinação regular ou em campanhas.
Segundo Luiz Eduardo, receberão os equipamentos todos os Postos de Saúde, dentre eles, Campo Alegre I, Campo Alegre II, Centro, Marechal Jardim, Maromba, Penedo, Vila Esperança, Vila Flórida e Vila Magnólia e os que deverão começar a funcionar em breve, como o África 1, Vila Odete e Jardim Itatiaia.
O secretário de Saúde, ainda explicou que os equipamentos são de ponta e possuem tecnologia que dispensa a necessidade de geradores externos. Em caso de interrupção no fornecimento de energia o sistema mantém todas as funções eletroeletrônicas, inclusive o compressor de frio, com autonomia para até 24 horas. “O Sistema é automático e capaz de realizar ligações telefônicas, via central telefônica ou linha fixa direta, para até seis números (celulares ou fixos) sempre que o equipamento alarmar por temperatura crítica. Caso ocorra instabilidade da energia elétrica, os avisos serão disparados automaticamente”, informa Luiz Eduardo.
O prefeito Irineu Nogueira destacou a importância das câmaras frias. Segundo Nogueira, a iniciativa não existia no município e sua importância é fundamental para a perfeita conservação das vacinas. “Esse é mais um importante investimento que a Prefeitura de Itatiaia realiza na área da saúde. Vale reforçar que avanços como esse, além de beneficiar a população, trazem melhores condições para o trabalho dos profissionais da saúde que atendem a população de Itatiaia”, afirma Irineu.