Vigilância Sanitária suspende aulas presenciais no Colégio Municipal Getúlio Vargas em Resende; atividades retornam no dia 22

0

RESENDE

A Prefeitura de Resende confirmou nesta sexta-feira, dia 12, que as aulas presenciais foram suspensas no Colégio Municipal Getúlio Vargas, na Cidade Alegria. Como ocorre em toda a rede municipal, a volta às aulas aconteceu no dia 8 e com o sistema híbrido: aulas on-line e presencial com 30% dos alunos por turno escolar. A unidade situada na Avenida do Canal Norte, s/nº é voltada para o Ensino Fundamental (3º ao 9º ano), ensino profissionalizante (Informática e Mecânica) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os últimos anos escolares oferecidos por cada escola têm prioridade para as aulas presenciais. Estes grupos cumprirão uma carga horária presencial de 2 horas e 40 minutos, complementada com uma carga horária no formato on-line. Em algumas escolas do município será ainda adotado o sistema de rodízio, para garantir a segurança das turmas e profissionais durante as atividades presenciais. Para o retorno gradual de forma presencial todas as unidades tiveram de se adequar aos protocolos de prevenção contra o coronavírus. No caso do Getúlio Vargas, alguns itens tiveram reprovação de fiscais da Vigilância Sanitária na tarde de quinta-feira, dia 11.

O Colégio Municipal Getúlio Vargas está situado na Avenida do Canal Norte, na Cidade Alegria – Divulgação

A direção da unidade emitiu comunicado aos pais e alunos informando o ocorrido. Entre os itens não aprovados na fiscalização constam: a não fixação de um formulário de checklist, uma lista de verificações, de itens presentes no interior do banheiro dos alunos e que devem ser higienizados; falta a adequação da Sala de Observação, local onde o aluno que tenham alguma suspeita de contaminação deve ficar isolado no colégio momentaneamente até que um responsável o leve de volta para casa. Esta sala deve ter apenas uma mesa e uma cadeira, e no caso da unidade vistoriada havia outras mesas e cadeiras; falta a demarcação de distanciamento de 1,5 metros no piso da secretaria da escola evitando aglomeração; os papéis de limpeza das mãos nos banheiros são do tipo reciclado, fornecidos por empresa terceirizada. A norma estipula que sejam do modelo padrão; algumas lixeiras da unidade não possuem acionamento de abertura da tampa por pedal, conforme é exigido.

A direção da escola já comunicou alunos e professores sobre a suspensão das atividades presenciais até que ocorra a adequação dos itens reprovados. Diante dos fatos, tanto a direção do Colégio Getúlio Vargas quanto a Secretaria Municipal de Educação reforçam que as aulas on-line seguem normalmente.

O colégio foi revitalizado e tem instalações limpas sob os cuidados da diretoria e funcionários – Divulgação

Ao A VOZ CIDADE a Prefeitura de Resende reforçou que a Vigilância Sanitária notificou a unidade de ensino pela falta de algumas informações e demarcações, que deveriam estar afixadas nas dependências da escola. “A Vigilância Sanitária municipal vem realizando esse trabalho de fiscalização de adequação para a volta às aulas em todas as escolas, sejam públicas ou privadas, seguindo as orientações sanitárias e pedagógicas, desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar e publicadas no Boletim Oficial 055, de 30 de setembro de 2020. A prefeitura informa ainda que as aulas da unidade voltam já na segunda-feira, dia 22”, frisa.

Deixe um Comentário