>
728x90 vacina (1)

Secretarias conhecem plano detalhado para obras de mobilidade urbana em Volta Redonda

Por Carol Macedo
bnr am aniv resende 970x150

VOLTA REDONDA

Foi informado na última semana que Volta Redonda foi contemplada com um projeto de mobilidade urbana, com diversas intervenções, cujo valor do Governo do Estado será de R$ 90 milhões. A previsão de conclusão de obras em 18 meses. Nesta segunda-feira, 24, foi realizada no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto uma reunião técnica, onde foi detalhado o plano às secretarias envolvidas nas obras. Os trabalhos serão divididos em três etapas e serão coordenados pelo Poder Público Municipal. As licitações de todas as fases devem ocorrer simultaneamente, dentro de um mês.

Segundo o prefeito, essa é a maior obra pública de infraestrutura e mobilidade urbana que Volta Redonda já recebeu. Dentre as intervenções previstas estão as construções de viadutos, um ligando o bairro Aterrado ao Jardim Amália (facilitando passagem de caminhões e veículos vindos da BR-393); outro chamado de Nossa Senhora do Amparo, no bairro Niterói, próximo ao Batalhão de Polícia Militar (lá também serão recuperados seis quilômetros de calçada com acessibilidade). Está prevista ainda a construção de uma alça no Viaduto Heitor Leite Franco, levando parte do trânsito para a Avenida do Canal. Essa via também será revitalizada com asfalto e sinalização. Ela será interligada a uma nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que terá 418 metros, com ciclovia. A nova passagem ligará os bairros Aterrado e Aero Clube, chegando até a Radial Leste.

Será criado um corredor estrutural de transporte público de 15 quilômetros com a implantação de faixa exclusiva para ônibus; a construção de 18 quilômetros de ciclovias no entorno da Usina Presidente Vargas e ligando os bairros Santa Cruz e Niterói. Este sistema vai interligar as ciclovias já existentes.


INTERLIGANDO MODAIS

A intenção é que com as obras todos os modais de Volta Redonda fiquem interligados: transporte público, ciclovia e circulação a pé; facilitando o deslocamento entre os setores Norte e Sul da cidade. O objetivo é facilitar o dia a dia da população, promovendo o transporte público e o deslocamento por bicicleta ou a pé, reduzindo o número de carros circulando nas ruas. Da mesma maneira, o projeto busca também melhorar a qualidade do trânsito, retirando o fluxo de veículos pesados da área central da cidade.

Durante a reunião, o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), Paulo Barenco, frisou que a obra ocorre em virtude do aumento da frota e a necessidade de se melhorar o fluxo de veículos e pedestres na cidade. Além do prefeito, também estiveram presentes o secretário de Infraestrutura, Jerônimo Telles, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda (IPPU-VR), Abimailton Pratti da Silva e representantes da Empresa de Processamento de Dados (EPD).

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos